Embalado pelo Maio Amarelo, o iFood anunciou a criação da área Visão Zero, uma divisão que tem como objetivo reforçar iniciativas para prevenção de acidentes envolvendo os entregadores, testar alavancas que ajudem a mudar comportamento no trânsito para quem está em rota de entrega, fomentar a aproximação da companhia com o poder público para colaboração em soluções viárias e criar ações voltadas à conscientização de toda a sociedade sobre a importância da educação no trânsito.
“O iFood começou a operar com entregadores em 2018 e, com isso, passou a fazer parte do ecossistema viário. Entendemos que diminuir sinistros de trânsito precisa envolver diversos agentes e nós queremos ser parte dessa solução, que precisa ser conjunta. Como empresa que tem no delivery um dos seus principais focos de atuação, parte relevante do nosso trabalho é estimular a direção segura dos entregadores, que são pessoas fundamentais no nosso ecossistema.” Comenta Rafael Tartaroti, gerente de Segurança Viária do iFood.
Na prática
Entre as ações voltadas para a segurança dos entregadores, a companhia disponibilizou nove capacitações, curtas e de graça, no iFood Decola, uma plataforma de aprendizado criada pela empresa para os profissionais de delivery. Somando os nove cursos sobre direção segura, manutenção de moto e bike e primeiros socorros, já foram emitidos mais de 100 mil certificados. Em março, o curso ‘Segurança nas Entregas’ se tornou obrigatório aos entregadores recém-chegados ao app.
Já aqueles que atuam por meio do iFood Pedal, programa de compartilhamento de bikes da empresa, participam do treinamento Pedal Responsa, com conteúdos focados em segurança para quem utiliza esse tipo de modal. Mais de 28 mil entregadores ciclistas se formaram no curso.
Maio Amarelo
Para marcar o início das atividades da nova área, o iFood terá diversas ações durante o Maio Amarelo, movimento de sensibilização para redução de acidentes de trânsito. Entre elas, será promovido um evento presencial em parceria com a Yamaha, em São Paulo, para aumentar o nível de conscientização sobre direção segura e capacitação de 80 entregadores.
Os participantes poderão vivenciar situações reais do trânsito em um simulador criado pela Younder. O simulador também será levado a Campinas, no interior de São Paulo, para um treinamento presencial com 62 entregadores parceiros do iFood e agentes de trânsito da cidade, durante um evento de dois dias realizado em parceria com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC).