Volvo reforça a campanha educativa “Pare, Olhe, Acene”

Campanha visa qualificar professores e instrutores que possam replicar o conhecimento para cerca de 6.000 crianças de 6 a 10 anos

PVST “Pare, Olhe, Acene”
Imagens da campanha “Pare, Olhe, Acene” | Divulgação

O Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) anunciou que o treinamento da campanha educativa “Pare, Olhe, Acene” poderá ser realizado remotamente por educadores do ensino fundamental e instrutores de empresas de transporte, permitindo a qualificação de até 250 profissionais no Brasil. O objetivo é aplicar conteúdos de visibilidade no trânsito para crianças de 6 a 10 anos.

Com ênfase na prevenção a acidentes, o treinamento alerta para a importância de três atitudes básicas no trânsito: “parar, olhar, acenar”. São hábitos simples para evitar acidentes com qualquer tipo de veículo, principalmente em relação a pontos cegos em caminhões, ônibus e automóveis. Elaborado por especialistas, o material inclui vídeo de orientação e história animada para servir de apoio à multiplicação dos conceitos.

Desde que foi lançada em 2015, essa campanha mundial da Volvo impactou milhares de crianças em mais de 30 países. Agora está sendo novamente repercutida no Brasil. O conteúdo aborda a história da motorista profissional de caminhão Sam e passa por situações de risco que fazem parte do cotidiano nas ruas e estradas, sobretudo dos públicos mais vulneráveis no trânsito: pedestres, ciclistas e motociclistas.

Os participantes do curso receberão um kit com todos os materiais digitais e impressos, prontos para aplicação. A meta é impactar seis mil crianças até o final de novembro. Com a iniciativa, a Volvo se alinha com a 2ª Década Mundial de Ações pela Segurança no Trânsito (2021-2030), estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), que prevê a redução de 50% dos acidentes e mortes no trânsito em todo o mundo. Essa meta faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Acreditamos que para gerar transformações coletivas potentes, capazes de reduzir o alto número de vítimas fatais que ainda temos no Brasil, precisamos somar esforços e compartilhar responsabilidades. Iniciativas como a ‘Pare, Olhe, Acene’, que engajam e preparam pessoas para atuar como agentes de transformação, capazes de salvar vidas, são importantes”, reforça Anaelse Oliveira, coordenadora do PVST.

Serviço

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!