A Daimler Truck levou sete veículos entre caminhões e ônibus para exibir na IAA Transportation 2024, a maior feira de transporte do mundo, que está sendo realizada em Hannover, na Alemanha. Entre os grandes destaques estão o elétrico Mercedes-Benz eActros 600 e o Mercedes-Benz GenH2 Truck com célula de combustível movida a hidrogênio.
Entretanto, esses lançamentos anunciados para a Europa, não tem data prevista de chegada no Brasil. Apesar de alguns deles já estarem há meses em regime de testes, junto a clientes brasileiros como a Braspress.
Em coletiva remota com parte da imprensa especializada brasileira, realizada nesta terça-feira (17), Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Peças e Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil comentou qual é o status dessas novidades para o mercado brasileiro e o que podemos esperar na FENATRAN, daqui à dois meses.
Equipamento de recarga TruckCharger
“Pode ser uma solução, mas nada cravado ainda. Aqui na Europa ele é o querido da equipe, mas ainda é começo. Também estamos verificando algum tipo de solução direta para o Brasil. Tem diversos caminhos possíveis e estamos tentando fechar a viabilização de um ou dois”.
Lançamento de elétricos na FENATRAN
“Tem alguma chance, mas pode ser que não. É uma resposta até estranha (risos), mas é a verdade.”
A visão da Mercedes-Benz para o mercado de elétricos no Brasil
“A grande preocupação é a infraestrutura. O restante não nos traz preocupações, como rede de concessionárias, pós-vendas e etc. Até porque, isso já está bem posicionado aqui. Lógico que tem a questão das nossas condições de pavimento, por isso que precisa também ter uma série de testes antes de por o veículo para rodar. Mas eu indico a infraestrutura, de longe, como a maior questão.”
Status do mercado de transporte em geral no Brasil
“Está acima da expectativa. Em linhas gerais, eu não vi queda de mercado em nenhum segmento que a gente atua. A gente vislumbra uma continuidade, seja pela necessidade de renovação de frota ou pelos indicadores macroecnômicos. Só aspectos positivos. Não vejo nenhum tipo de preocupação para o Brasil.
Veículos a hidrogênio
“Caminhões movido a células de hidrogênio estão em testes em cinco clientes a mais de um ano. Então, só ai a gente vai ver o nível de maturidade, fechar configuração do caminhão e colocar em linha de produção. Eu estou bem otimista quanto a esse veículo, depois de um ano de testes. Acredito que para o futuro, a solução para longas distâncias seja o veículo à hidrogênio.
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