IAA 2024: Jefferson Ferrarez, da Mercedes-Benz, comenta o impacto da feira no Brasil

Jefferson Ferrarez, vice-Presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, falou sobre o TruckCharger, Mercedes-Benz GenH2 e modelos elétricos, entre outros assuntos

A Daimler Truck levou sete veículos entre caminhões e ônibus para exibir na IAA Transportation 2024, a maior feira de transporte do mundo, que está sendo realizada em Hannover, na Alemanha. Entre os grandes destaques estão o elétrico Mercedes-Benz eActros 600 e o Mercedes-Benz GenH2 Truck com célula de combustível movida a hidrogênio.

Entretanto, esses lançamentos anunciados para a Europa, não tem data prevista de chegada no Brasil. Apesar de alguns deles já estarem há meses em regime de testes, junto a clientes brasileiros como a Braspress. 

Jefferson Ferrarez da Mercedes-Benz
Jefferson Ferrarez, na IAA 2024, durante conversa com a imprensa

Em coletiva remota com parte da imprensa especializada brasileira, realizada nesta terça-feira (17), Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Peças e Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil comentou qual é o status dessas novidades para o mercado brasileiro e o que podemos esperar na FENATRAN, daqui à dois meses.

 

Equipamento de recarga TruckCharger

TruckCharge IAA 2024
A TruckCharge oferecerá produtos e serviços de consultoria voltados para a implementação de infraestrutura nas garagens dos frotistas

“Pode ser uma solução, mas nada cravado ainda. Aqui na Europa ele é o querido da equipe, mas ainda é começo. Também estamos verificando algum tipo de solução direta para o Brasil. Tem diversos caminhos possíveis e estamos tentando fechar a viabilização de um ou dois”. 

Lançamento de elétricos na FENATRAN

“Tem alguma chance, mas pode ser que não. É uma resposta até estranha (risos), mas é a verdade.”

A visão da Mercedes-Benz para o mercado de elétricos no Brasil

“A grande preocupação é a infraestrutura. O restante não nos traz preocupações, como rede de concessionárias, pós-vendas e etc. Até porque, isso já está bem posicionado aqui. Lógico que tem a questão das nossas condições de pavimento, por isso que precisa também ter uma série de testes antes de por o veículo para rodar. Mas eu indico a infraestrutura, de longe, como a maior questão.”

Status do mercado de transporte em geral no Brasil

“Está acima da expectativa. Em linhas gerais, eu não vi queda de mercado em nenhum segmento que a gente atua. A gente vislumbra uma continuidade, seja pela necessidade de renovação de frota ou pelos indicadores macroecnômicos. Só aspectos positivos. Não vejo nenhum tipo de preocupação para o Brasil. 

Veículos a hidrogênio

“Caminhões movido a células de hidrogênio estão em testes em cinco clientes a mais de um ano. Então, só ai a gente vai ver o nível de maturidade, fechar configuração do caminhão e colocar em linha de produção. Eu estou bem otimista quanto a esse veículo, depois de um ano de testes. Acredito que para o futuro, a solução para longas distâncias seja o veículo à hidrogênio. 

Mercedes-Benz GenH2 Truck IAA 2024
O modelo Mercedes-Benz GenH2 Truck alcançou a marca de 1047 km em testes pela Europa e está sendo exibido na IAA 2024

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