Marcopolo fechou o ano de 2023 com resultado recorde

A empresa também crescer 9,4% em participação de mercado com a linha G8

Marcopolo

A Marcopolo encerrou o ano de 2023 com lucro líquido recorde de R$810,8 milhões, aumento de 85,6% na comparação com o ano anterior. Segundo a empresa, o crescimento de vendas de veículos rodoviários, com a consolidação dos modelos G8, aliado à melhoria no mix de produtos de maior valor agregado, como veículos urbanos articulados, foram os fatores que contribuíram com o desempenho da companhia no último ano.

“O mercado de ônibus se fortaleceu a partir do final do 3T23 e o segmento de rodoviários está entre os destaques. Associado a isso, notamos também um aumento do nível de exigência por veículos mais confortáveis e tecnológicos, como os modelos urbanos com ar-condicionado, conexão USB e Wi-Fi”, destaca José Antonio Valiati, diretor de Relações com Investidores.

Com isso, a companhia segue como líder no mercado brasileiro de carrocerias para ônibus. O destaque de 2023 é a participação de mercado no segmento de ônibus rodoviário, que cresceu 9,4 pontos percentuais com o fortalecimento da linha G8.

Desempenho

O bom desempenho também refletiu na receita líquida consolidada, que chegou aos R$6,68 bilhões em 2023, 23,4% superior ao ano de 2022. Desse total, as vendas para o mercado interno responderam por R$4,01 bilhões, enquanto as exportações e negócios no exterior atingiram os R$2,66 bilhões.

O lucro bruto foi de R$1,53 bilhão no ano passado, representando 23% da receita líquida, enquanto em 2022 foi de R$829,5 milhões, 15,3% da receita líquida de 2022. O EBITDA foi de R$946,9 milhões em 2023, com margem de 14,2%, contra R$385,6 milhões e margem de 7,1% em 2022.

A produção consolidada no último ano foi de 13.035 unidades, 11,5% inferior ao ano de 2022. Do total de modelos produzidos, 83% foram fabricados no Brasil e 17% no exterior.

Para 2024, a Marcopolo prevê um cenário positivo, com a nova fase do programa do governo federal Caminho da Escola e o avanço na renovação de frotas em todos os segmentos. A companhia está habilitada a entregar, de forma direta e por meio de parcerias com fabricantes de chassis, até 7.720 veículos (5.600 micro-ônibus e 2.120 Volare). As entregas já iniciaram e devem se estender até 2025.

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