A implementadora Librelato destaca, na Fenatran 2024, o novo Tanque Evolut de quatro eixos. O semirreboque tem capacidade para até 50 mil litros e é equipado com suspensão pneumática, freios a disco e um sistema de lubrificação dos rolamentos alimentado por óleo, que substitui a graxa convencionalmente utilizada.
“A linha Tanque Evolut que apresentamos nessa Fenatran oferece a possibilidade de poder carregar até cinco mil litros a mais do que a versão de 3 eixos distanciados”, diz Silvio Campos, diretor Comercial e de Marketing da Librelato.
De acordo com a fabricante, o semirreboque Tanque Evolut de quatro eixos possui freio a disco e sistema de auto lubrificação à óleo, que conta com um visor transparente que permite um controle visual do cubo, sem que seja preciso desmontar a sua tampa. O Sistema Eletrônico de Estabilidade (EBS), que passa ser item obrigatório para todos os implementos rodoviários a partir de 2025, foi aprimorado com o aviso de desgaste da pastilha de freio.
Recebe um de conectividade de telemetria da Sigaway com monitoramento do desgaste das pastilhas de freio e sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) de segunda geração.
O implemento recebe o Certificado X-Carb Aço Verde da ArcelorMittal Brasil, que garante o uso do genuíno Aço Verde na fabricação de seus produtos. “Nessa configuração com 4 eixos, sendo o primeiro eixo autodirecional distanciado e os três últimos juntos em tandem, o implemento tem peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 58,5 toneladas. O volume da caixa de carga do tanque permite transportar até 50 mil litros de gasolina, 48 mil litros para etanol e 46 mil litros de diesel”, explica Campos.