Para a Fenatran 2024, que acontece no início de novembro em São Paulo, a sistemista ZF apresentará ao público alguns de seus dispositivos mais avançados voltados para a eficiência do transporte de cargas no Brasil. As tecnologias priorizam a segurança da mobilidade, assim como a redução das emissões, o conforto para os trabalhadores e a performance das frotas para os empresários.
“Nosso portfólio abrange tecnologias e soluções para diversas aplicações, desde as mais consolidadas no mercado até as reconhecidas como o estado da arte em soluções para chassis, sistemas digitais e de segurança, de gerenciamento de ar, driveline, entre tantos outros”, destaca Silvio Furtado, Vice-Presidente de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial da ZF América do Sul.
Entre as novidades, o OnGuardMAX 2 se destaca dentre as soluções de ADAS – Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista – da ZF, veicular que, por meio de radares, câmeras, sensores e softwares, conseguem detectar a presença de pessoas, animais ou objetos perigosos no meio da estrada. “Se o motorista não tomar nenhuma atitude para evitar o acidente iminente, o OnGuardMAX 2 inicia, de maneira autônoma, a frenagem de emergência, podendo parar o veículo por completo para ajudar a prevenir um acidente”, informa Furtado. “O dispositivo utiliza sensores e radares para identificar obstáculos e acionar a frenagem autônoma em situações de emergência, evitando acidentes. Além disso, inclui funcionalidades como LDW (Aviso de Saída de Pista) e ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo)”, completa

O AxTrax 2 Dual é o mais recente eixo elétrico da marca desenvolvido para aplicações em caminhões e ônibus médios e pesados, bem como para veículos fora de estrada. Possui potência máxima de até 450 kW e torque de saída máximo de 54.800 Nm. Os motores são síncronos de ímã permanente e a transmissão é de três marchas. “Além disso, ele conta com inversores de carboneto de silício (SiC), que são mais compactos e leves, e atuadores elétricos (Powershift) que permitem trocas de marchas precisas e sem interrupção de torque”, destaca Furtado.
Segundo a fabricante, a arquitetura “all-in-one” elimina cabos de alta tensão entre motor e inversor, tornando o sistema mais simples e seguro. Possui capacidade de atender a um peso bruto total de até 44 toneladas. O AxTrax 2 Dual pode funcionar com seu avançado sistema de frenagem mBSP XBS, que alavanca as capacidades do e-drive, operando como um atuador no controle da aceleração e da frenagem.
Voltado para veículos leves como caminhões, vans e micro-ônibus com PBT de até 7,5 toneladas, o CeTrax Lite, também possui o conceito all-in-one e oferece potência máxima de 150 kW e torque de saída de até 1.400 Nm. O equipamento conta com motor assíncrono lubrificado por óleo e transmissão de uma marcha.
“Na Fenatran, destacaremos a importância dessas tecnologias para a mobilidade na América do Sul, onde algumas já são consagradas e outras estão sendo introduzidas no mercado e atendem as legislações atuais e futuras. Projetadas para serem aplicadas em diferentes veículos comerciais e implementos, essas soluções, tanto de hardware como de software, são adaptadas a todas as necessidades do setor em nosso mercado”, diz o executivo.
Implementos rodoviários

A ZF apresentou o sistema iEBS, produto que evita acidentes, traz controle de estabilidade, evita o travamento das rodas, permite maior integração entre cavalo e carreta e pode indicar a carga. Incorpora inúmeras funções em um módulo inteligente o que leva o sistema a ter menor número de válvulas, tubulações e conexões na montagem. Pode ser instalado tanto em implementos com freio a tambor como a disco, bem como em suspensão com feixes de molas ou pneumáticas, permitindo o controle eletrônico da frenagem, o monitoramento da pressão dos pneus, a altura da suspensão, além de telemetria, entre outras funções opcionais.
Todos os dados gerados pelo sistema de frenagem da carreta (EBS ou iEBS) são disponibilizados e podem ser integrados à plataforma de preferência do cliente. Com isso, não é preciso ter várias telas para realizar o monitoramento, pois é possível visualizar o caminhão e a carga de forma completa, em uma só tela. A solução é integrada aos sistemas de freio e suspensão da carreta, oferecendo um gerenciamento centralizado e eficiente para frotistas.