Klabin e Águia Branca lançam programa de segurança nas estradas

A iniciativa é voltada para motoristas de caminhão da operação florestal da Klabin

A Klabin e a Viação Águia Branca lançaram no último mês um programa especial para segurança de condutores e prevenção de acidentes. A iniciativa é voltada para motoristas de caminhão da operação florestal da Klabin. 

A empresa produziu um espaço especial e itinerante, montados em contêiner e ônibus em pontos estratégicos nas rodovias do Paraná, totalmente adaptadas para que os condutores realizem exercícios leves, em ambiente de luz controlada, e recebam alimentação balanceada, com o objetivo de reduzir o risco de sonolência e fadiga ao volante.

As dependências contam com atividade física monitorada, alongamento, lanches e iluminação especial. O misto de lâmpada com tons frios e azul e com comprimentos de onda adequados colaboram para diminuir a melatonina, hormônio que estimula o sono, mantendo o caminhoneiro em estado de alerta.

 

Todos os motoristas de caminhões do transporte florestal da Klabin que passarem pelos trechos onde os espaços estão instalados (na região de Telêmaco Borba, Ventania e Ponta Grossa) devem parar para realizar o intervalo durante a viagem.

“Para a Klabin, a segurança e o bem-estar dos seus colaboradores são valores inegociáveis. Por conta disso, a Companhia está lançando esse programa, a fim de ser mais uma iniciativa que contribua para que o motorista faça uma viagem segura e retorne com tranquilidade para sua casa”, afirma Darlon Orlamunder, diretor de Operação Florestal da Klabin.

Medicina do Sono

A Klabin contratou o Programa Medicina do Sono da Viação Águia Branca para complementar uma série de ações que têm sido feitas há anos na Companhia. Em sua frota, a Companhia tem caminhões com itens avançados de tecnologia, que complementam treinamentos e programas de conscientização aos seus condutores.

“O sensor de fadiga, que percebe se o colaborador piscou de maneira mais prolongada ou bocejou mais vezes que o normal, por exemplo, e o programa eletrônico de estabilidade colaboram para manter a atenção dos nossos motoristas. Tudo isso é pensado para o bem-estar e a segurança não só dos nossos colaboradores e prestadores de serviços, mas também para a comunidade onde atuamos”, completa Darlon Orlamunder.

O Programa Medicina do Sono, que faz parte da operação da Viação Águia Branca há 23 anos e impacta 100% dos motoristas que atuam na Viação, teve sua relevância reconhecida e venceu o prêmio Boas Práticas em Transporte Terrestre, da Agência Nacional de Transporte de Passageiros (ANTP), em 2014.

LEIA MAIS: Fretes retidos na Argentina já somam US$ 10 bilhões

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!