A Ford Pro deu mais um passo para expansão do portfólio de veículos comerciais no mercado brasileiro. A empresa anunciou o lançamento da nova van elétrica E-Transit na versão chassi-cabine, fabricada na Turquia, que começa a ser vendida a partir do final de março. É o primeiro utilitário elétrico até 5t oferecido nessa configuração, que vem se juntar ao modelo Furgão E-Transit lançado no ano passado.
A novidade vem equipada com motor elétrico de tração traseira que oferece 198 kW de potência, o equivalente a 269 cavalos e torque de 430Nm. Segundo o fabricante, autonomia é de 317 Km, de acordo com o padrão WLTP (Worldwide Harmonized Light-Duty Vehicles Test Procedure). A bateria de lítio de 68 kWh pode ser carregada em até 35 minutos, em corrente contínua até 115 KW ou, então, em 8 horas em corrente alternada (até 11,5 kW) com conector do tipo 2.
A E-Transit Chassi pode transportar de 1.300 a 2.100 kg de carga, dependendo da versão: 3,5 ou 4,2 toneladas de PBT, pela ordem. E, o que é melhor: a um custo cerca de 40% menor em comparação às versões à diesel. O preço de lançamento é de R$ 542 mil (3,5t) e R$ 562 mil (4,2t), com condições especiais de lançamento não rev0eladas ainda pela empresa. A garantia do veículo é de três anos ou 100 mil quilômetros, enquanto a bateria tem cobertura de oito anos ou 160 mil Km. Nas contas do fabricante, o retorno do investimento é da ordem de 4/5 anos, mas pode ser menor de acordo com a intensidade de uso.
Atrativos tecnológicos
O utilitário oferece ainda diferenciais exclusivos, como as tecnologias semiautônomas que reduzem o risco de colisões. Entre elas, o sistema de frenagem autônoma, o controle de tração e estabilidade AdvanceTrac, além de câmera 360. O modelo também conta com três modos de condução: Normal, Econômico e Escorregadio e sistema de regeneração de energia. Outro atrativo interessante é o modem de conectividade, que ajuda o motorista e colabora para a gestão da frota e não oferece custo adicional algum.
Acrescente a isso tudo as inúmeras possibilidades de customização do modelo e o amplo suporte técnico oferecido pelo programa Ford Pro Convertor. Além do apoio da Engenharia da marca, o serviço conta com 30 transformadores certificados que ajustam o veículo às necessidades do cliente, sem alterar a garantia de fábrica.
“A chegada da E-Transit chassi é mais um passo importante na ampliação e diversificação da nossa linha de produtos para dar continuidade ao crescimento da Ford Pro, sempre com foco em oferecer a máxima rentabilidade para o negócio do cliente”, assegura Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul, ao afirmar que o produto já tem vendas asseguradas de 300 unidades, para entrega a partir de março.