Na última segunda-feira (26), a MobiBrasil começou alguns testes com com ônibus elétricos biarticulados (21,5m) da Eletra em três linhas municipais na zona sul de São Paulo. Entretanto, em vez de usar passageiros, a empresa colocou galões para simular o peso.
O objetivo é testar o veículo quanto à sua autonomia e performance nas ruas da cidade. O veículo pode transportar até 150 pessoas. Primeiro foi realizada uma demonstração dentro da garagem e em sequência, engenheiros e instrutores da Eletra fizeram o treinamento prático com motoristas.
Os ônibus têm tecnologia de tração elétrica e eletrificação Eletra, carroceria Caio e Millenium, motor elétrico e baterias WEG – todas elas empresas brasileiras. Os chassis foram fabricados pela Mercedes-Benz e Scania em São Bernardo do Campo, no Grande ABC, em São Paulo
Vale citra também que a partir de março deste ano, a MobiBrasil vai operar 8 ônibus elétricos eO500U da Mercedes-Benz com carroceria CAIO. Ou seja, serão testados outros modelos de outras fabricantes.
Atualmente São Paulo tem 74 ônibus com bateria. O início das operações com elétricos na cidade foi em setembro de 2023. Entretanto, o número é ainda muito distante da meta de 2,6 mil veículos até o fim de 2024, anuncia por Ricardo Nunes naquele mês. Entre as marcas fabricantes da frota paulista estão WEG, Caio, Mercedes-Benz e Scania, com o apoio da Enel X.
LEIA MAIS: Ford Pro amplia portfólio com nova E-Transit Chassi