Produtores de biodiesel, que contam com frota própria, demandam a algum tempo a possibilidade de abastecer os seus caminhões com 100% de biodiesel (B100), o que tornaria as operações dessas frotas mais econômicas e livre da emissão de poluentes. Por isso, a Volvo lançou uma nova versão do modelo FH que pode ser abastecido com o combustível.
Todavia, não se trata de um “produto de prateleira”, uma vez que a sua comercialização está condicionada a uma análise prévia da engenharia da fábrica. Para poder colocar o caminhão em uma aplicação, o transportador precisará de autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), considerando que o B100 não está disponível comercialmente para uso em veículos no país. Dessa forma, estes produtores deverão assegurar rígidos controles sobre a produção e estocagem desse combustível em cumprimento às normas do setor.
“Ainda é um volume restrito de clientes. Mas estamos empenhados em garantir mais uma possibilidade de utilização de biocombustível, em linha com nossa visão de contribuir para a descarbonização dos transportes”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões. “Veículos comerciais abastecidos exclusivamente com Biodiesel reduzem entre 30% e 70% as emissões de CO2, dependendo do tipo de matéria-prima usada para produzir o combustível”, completa.
Segundo a montadora, o Volvo FH que atende a essa especificação poderá ser abastecido por diferentes proporções de Biodiesel, indo do B14 (diesel S10 com 14% de Biodiesel, atualmente disponível nos postos do Brasil) até o B100 (Biodiesel puro). “Não é possível usar Biodiesel 100% em caminhões que não tenham sido produzidos para isso. As versões regulares dos veículos estão preparadas para uso com o diesel S10 padrão disponível no País”, enfatiza Jeseniel Valério, gerente de Engenharia de Vendas Caminhões da Volvo.