A Umicore divulgou os cuidados necessários para preservar o catalizador dos veículos com motorização Euro 6, bem como alerta para a necessidade de troca quando for necessário. A empresa destaca que todos os conversores catalíticos para caminhões até a implementação da Euro VI foram combinados em uma única solução, mas isso mudou e o produto atual conta com diferentes tipos de composição de metais nobres para atender corretamente cada especificidade desenvolvida pelas montadoras.
“O catalisador mais adequado a ser utilizado irá depender da tecnologia de exaustão, que pode ser ou um sistema de regeneração ativa ou de regeneração passiva. No primeiro caso, as partículas internas presentes no filtro são queimadas pelo aumento de temperatura do motor. Já o outro sistema precisa da ajuda do catalisador para gerar a redução desses materiais. Esses sistemas estão ligados à conceitos de redução de consumo de combustível e redução de poluentes”, explica Lucas Nunes, Engenheiro de Aplicação de Produto da unidade de catalisadores da companhia.
O catalisador P8 é projetado para durar de 160 mil a 700 mil quilômetros, dependendo do porte do caminhão. “Os clientes não podem considerar como opção um item feito para pesados Euro V, pois esse erro pode prejudicar outros componentes de um caminhão, principalmente o sistema de exaustão”, acrescenta.
Segundo Miguel Zoca, gerente de Aplicação de Produtos da Unidade de Catalisadores da Umicore, o superaquecimento do sistema de exaustão é o principal agente causador de danos no catalisador. “Caso um veículo passe por essa situação, o componente derreterá”, alerta. Essa falha pode estar relacionada à combustão ineficiente devido a uma alteração no software responsável pela administração do motor do veículo, por combustíveis de má qualidade ou o remapeamento da calibração original do motor com objetivo de obter benefícios de consumo e desempenho. Pode ocorrer, também, por vazamento de óleo ou aditivos de limpeza que serão estocados no catalisador e, com a elevação da temperatura durante a operação do catalisador, o interior da peça pode entrar em combustão, resultando em perda total.