A cidade de Ribeirão Preto receberá 54 unidades do novo chassi urbano Volvo B320R e este será o primeiro município a operar com o modelo. Os veículos foram adquiridos pelas empresas Rápido D’Oeste e Transcorp, que ficaram, cada uma, com 27 veículos. Os ônibus rodarão nos corredores do sistema de transporte municipal, que está sendo modernizado pela Prefeitura local.
Os ônibus circularão nas vias exclusivas recém implantadas em Ribeirão Preto. A Prefeitura e os gestores do sistema de transporte local estão empreendendo esforços para melhorar e dar mais agilidade à locomoção de passageiros. Com mais de 700 mil habitantes, a cidade procura modernizar o transporte com melhorias no planejamento viário e equipamentos mais avançados.
Menos emissões
Com a renovação na frota, a cidade passará, a partir do ano que vem, a ter toda sua nova frota de ônibus com a tecnologia Euro 6. Recentemente, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, chefiou uma comitiva técnica em uma visita à fábrica da Volvo em Curitiba, onde são produzidos os ônibus que circularão na cidade. Ele disse que os novos veículos fazem parte do programa Ribeirão Mobilidade, que também prevê outras intervenções urbanas.
A negociação com operadores de transporte de Ribeirão Preto foi feita pela Lapônia, concessionário Volvo que atende o interior de São Paulo. Todos os veículos foram financiados pelo Banco Volvo, parte da Volvo Financial Services, divisão financeira da marca.
Tecnologia de última geração
O novo B320R traz tecnologia de última geração com o novo motor Volvo D8K Euro 6, da mesma família que agora equipa o caminhão Volvo VM. No ônibus, possui 320cv de potência e 1200 Nm de torque. O veículo traz ainda caixa de câmbio automática com retarder e suspensão pneumática.
Além disso, em linha com a visão “Zero Acidentes”, ideal de futuro da Volvo marca com seus veículos, o novo chassi incorpora freios eletrônicos EBS de 5ª geração e freios a disco em todas as rodas.
Leia também: Seminovos Volvo completa 25 anos de atividade no Brasil