Produção de caminhões quase dobrou em agosto, segundo Anfavea

O levantamento mensal da Associação aponta um mês de agosto positivo para o setor levando em consideração as médias do ano de 2023.

Por Victor Fagarassi

- setembro 6, 2023

PRODUÇAO-DE-CAMINHÕES-1

Nesta terça-feira (5) a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), via coletiva de imprensa, divulgou os números da indústria automotiva no mês de agosto de 2023. De modo geral a indústria teve bons números em produção e vendas.

No segmento de caminhões, a produção em agosto de 2023 foi de 9,6 mil unidades: 42,6% maior que julho, mas 44% menor que agosto de 2022. Isso aponta um crescimento em no ano atual, mas ainda longe das marcas alcançadas no passado. Já o emplacamento foi 11% maior que julho de 2023. Vale citar também que os caminhões elétricos e à gás tiveram 47% mais emplacamentos (28) que julho de 2023.

A produção de ônibus seguiu a mesma levada já que em agosto foi de 2 mil unidades: 7,6% maior que julho, mas 42% menor que agosto de 2022). Os emplacamentos forem 2,7% menores que julho de 2023.

Licenciamento de caminhões e ônibus por combustível

Exportações crescem, mas China domina

Apesar das exportações crescerem 13% (34,5 mil unidades) em relação à julho de 2023, a Anfavea aponta que o Brasil está perdendo mercado na America Latina para países asiáticos. A China já aparece como maior exportador.

É possível encontrar os relatórios da Anfavea nos links abaixo, assim como ver a coletiva gravada também.

APRESENTAÇÃO COLETIVA DE IMPRENSA SETEMBRO

CARTA DA ANFAVEA SOBRE SETEMBRO 23

Assista a coletiva de imprensa da ANAVEA aqui.

LEIA MAIS: Julho tem recorde de vendas, segundo ANFAVEA

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques