Mesmo com mercado em queda, Volvo registra 2º melhor ano da história

    Apesar do mercado brasileiro de veículos comerciais tendo experimentado queda nas vendas em 2014, o Grupo Volvo registrou o segundo melhor ano de sua história. Os emplacamentos de caminhõesda marca no Brasil alcançaram 19.732 veículos, mil unidades a menos que as 20.731 emplacadas em 2013. As vendas de ônibus da marca, por sua vez, cresceram 2,7% no período, embora o mercado tenha caído 16,3%. No segmento de ônibus foram comercializados 3,1 mil chassis, dos quais 1,7 mil emplacados no País e outros 1,4 mil no mercado externo.

    A Volvo Financial Services Brasil também encerrou 2014 com volumes recordes de financiamentos, vendas de consórcios e de seguros. Responsável pelo financiamento dos produtos do Grupo Volvo, a VFS desembolsou R$ 2,9 bilhões para aquisição de caminhões, ônibus e equipamentos de construção no mercado brasileiro, 34% a mais que no ano anterior. A comercialização de consórcios cresceu 14% na mesma comparação, e os seguros alcançaram R$ 110 milhões. A instituição foi responsável pelo financiamento de 39% das vendas da marca no Brasil.

    A Volvo ainda retomou a liderança no segmento de caminhões pesados, terminando 2014 com 29,6% de market share, quase três pontos percentuais a mais que no exercício anterior. “É mais de um quarto de todo o mercado brasileiro de caminhões nesta categoria”, comemora Claes Nilsson, novo presidente do Grupo Volvo América Latina. “E a linha VM de semipesados bateu mais um recorde histórico, alcançando inéditos 12,6% de participação”, complementa Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil.

    Somando-se os resultados de caminhões pesados e semipesados, a Volvo encerrou o ano com 21,3% de participação de mercado, 1,3 pontos percentuais a mais que os 20% de market share registrados em 2013. Na área de ônibus, a marca conquistou 1,2 pontos percentuais de market share, atingindo 11,9% de participação no mercado brasileiro nos segmentos de pesados e semipesados. O presidente da Volvo Bus Latin America, Luís Pimenta, atribui os bons resultados à satisfação dos clientes com a marca. “Junto com a rede, temos feito uma série de investimentos na infraestrutura de atendimento e em programas de pós-venda para melhorar cada vez mais a agilidade e a qualidade do atendimento aos operadores de transporte”, destaca Pimenta.

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