Mercedes-Benz GenH2 abastecido com hidrogênio ultrapassa 1.000 km

Daimler Truck realizou o teste na Alemanha entre os dias 25 e 26 de setembro

Daimler Truck demonstriert erfolgreich Entwicklungsziel von 1000+ km Reichweite mit Wasserstoff-Lkw Daimler Truck successfully demonstrates development objective of 1000+ km range with hydrogen truck

A corrida para encontrar a forma certa de descarbonizar o transporte de cargas de longa distância teve um despontamento interessante. Um protótipo do Mercedes-Benz GenH2 da Daimler Truck alcançou a marca de 1.000 km rodados com abastecimento de hidrogênio líquido na Europa.

“Para descarbonizar o transporte, precisamos das tecnologias de tração a hidrogênio e a baterias elétricas. O ponto ideal para os caminhões movidos a células de hidrogênio está nas tarefas de transporte de longa distância flexíveis e exigentes. O hidrogênio em caminhões é tudo, menos conversa fiada: provamos isso de forma impressionante, ao ultrapassar 1.000 quilômetros com um abastecimento”. Comentou Dr. Andreas Gorbach, Membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG e Chefe de Tecnologia de Caminhões

O projeto de investir em hidrogênio foi anunciado em setembro de 2020 pela Daimler Truck em Berlim. Desde 2021 acontecem testes com protótipos do Mercedes-Benz GenH2, mas foi só agora que a chamada #HydrogenRecordRun aconteceu. Agora a expectativa é que os primeiros caminhões movidos a células de combustível sejam testados nas mãos dos clientes nos próximos anos.

Mercedes-Benz GenH2 da Daimler Truck abastecido com hidrogênio
“Isso representa um marco na transformação e descarbonização do setor de transporte, graças a novas tecnologias”. Disse Dr. Rainer Müller-Finkeldei, Chefe de Desenvolvimento de Produtos da Mercedes-Benz Trucks

O teste do Mercedes-Benz GenH2

O caminhão foi abastecido completamente no dia 25 de setembro no Centro de Atendimento a Clientes da Mercedes-Benz Trucks em Wörth am Rhein (Alemanha) e terminou em Berlim no dia seguinte. O peso bruto total combinado foi de 40 toneladas.

Mercedes-Benz GenH2 da Daimler Truck abastecido com hidrogênio
A corrida teve início na segunda-feira, 25 de setembro, à tarde

O hidrogênio líquido criogênico, a menos de 253 graus Celsius, foi colocado em dois tanques de 40 kg instalados em ambos os lados do chassi do caminhão. Graças ao isolamento deles, o hidrogênio pôde ser mantido na temperatura ideal para um tempo suficientemente longo, sem resfriamento ativo.

Segundo a Daimler Truck, a opção pelo hidrogênio líquido é por conta da densidade de energia maior que o hidrogênio gasoso. Assim é possível transportar mais hidrogênio e ter um desempenho próximo ao de um caminhão a diesel convencional.

Hidrogênio para longas distâncias

A Daimler tem o objetivo de oferecer veículos neutros em CO2 para Europa, EUA e Japão até 2039. Caminhões elétricos com bateria já são certeza quando falamos em distribuição urbana e pequenas distâncias. Entretanto essa fórmula nunca funcionou muito bem para longas distâncias, mesmo com toda a infraestrutura europeia (quem dirá no Brasil).

Mercedes-Benz GenH2 da Daimler Truck abastecido com hidrogênio
Dr. Andreas Gorbach, Membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG e Chefe de Tecnologia de Caminhões

Com o sucesso no teste do Mercedes-Benz GenH2, o veículos à base de hidrogênio entram de vez na pauta. Mas vale citar que uma boa infraestrutura ainda é necessária, assim como hidrogênio verde suficiente. “A Daimler Truck está convencida de que a cobertura rápida e econômica desta demanda de energia só pode ser alcançada com ambas as tecnologias.” Cita a empresa em comunicado oficial.

LEIA MAIS: Conheça o Mercedes-Benz GenH2 que bateu recorde com hidrogênio

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!