Mercedes-Benz avança ainda mais no mercado de ônibus

Participação de mercado da marca alcança 47,3%, bem acima dos 41,5% de market share registrado no ano retrasado.

A Mercedes-Benz reafirmou sua supremacia absoluta no mercado brasileiro de chassi para ônibus, ao encerrar o ano de 2022 com um total de 8.158 unidades licenciadas, 39,6% a mais em relação ao ano anterior e bem acima da média da indústria que avançou 22,8% no período. Com isso, a participação de mercado da marca saltou de 41,58% para 47,30%, mesmo patamar de 2020, segundo estudo de Frota&Cia com base nos dados do Renavam, informados pela Fenabrave/Anfavea, que reúne os distribuidores e fabricantes de veículos

Em reconhecimento a essa façanha, a empresa conquistou três certificações do Prêmio Lótus Campeão de Vendas 2023, como Marca de Chassi de Ônibus, Marca de Chassi Urbano e Marca de Chassi Rodoviário. Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, atribui o feito ao grande diferencial da empresa no segmento de veículos comerciais baseado no foco e a dedicação ao negócio de ônibus.

Atendimento especializado

“Além de oferecer uma das mais completas e abrangentes linhas de modelos urbanos e rodoviários para todas as aplicações, outro grande destaque da Mercedes-Benz é sua Rede de Concessionários, que presta um serviço e um atendimento especializados aos frotistas. Aliás, parte da Rede é dedicada à linha de ônibus, com diretores, vendedores, monitores de serviço e mecânicos exclusivos”, explica o executivo.

Roberto Leoncini: foco e dedicação ao mercado de ônibus explicam o bom desempenho da empresa

Segunda colocada no ranking, a Volkswagen Caminhões e ÔnIbus encerrou o ano com uma participação de mercado de 27%, pouco acima dos 26,3% do período anterior. No total, a fábrica de Resende emplacou 4.664 chassis de ônibus em 2022, ante 3.695 unidades licenciadas em 2021. O principal destaque da marca foi no segmento de chassis para ônibus escolar, que somou 2.279 unidades no ano que passou, o maior volume da marca no segmento.

As vendas para o Programa Caminho da Escola, aliás, superaram pela primeira vez na história do setor os licenciamentos de chassis urbano, ao totalizarem mais de 6 mil unidades emplacadas no ano. As aquisições de ônibus escolares são feitas por meio de licitação pública do governo federal, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O estudo completo com o Ranking e o Panorama 2022/2023 do Mercado de Veículos Comerciais os leitores poderão conferir nas duas próximas edições de Frota&Cia, com circulação a partir de 15 de fevereiro.

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