A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC) e a Amazon Brasil firmaram, em 02 de julho, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de fortalecer a cultura exportadora entre os empreendedores brasileiros e facilitar o acesso ao mercado internacional, especialmente para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).
O acordo prevê diversas ações conjuntas, incluindo treinamentos online sobre exportação via comércio eletrônico, em que vendedores brasileiros terão acesso a aulas ao vivo e materiais educativos sobre o tema; suporte aos vendedores, em que a empresa oferecerá serviços de suporte para auxiliar os vendedores na exportação de seus produtos; conteúdo online para MPMEs, em que a empresa disponibilizará conteúdos informativos sobre exportação para serem compartilhados pela Secex com empresas interessadas; mesa redonda com mulheres exportadoras, em que será realizada uma mesa redonda virtual para discutir os desafios e oportunidades das mulheres que exportam seus produtos por meio da empresa.
“A promoção das exportações brasileiras é fundamental para o crescimento do país, e a parceria com o setor privado é crucial para alcançarmos esse objetivo. Espero que outras empresas também se juntem a este grande esforço de mobilização que estamos promovendo por meio da PNCE“, destaca Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior.
Para Daniel Mazini, presidente da Amazon no Brasil, o acordo é estratégico para o fortalecimento de empresas brasileiras, bem como para o crescimento de seu Marketplace. “Estamos muito entusiasmados em trabalhar com a Secex para incentivar as exportações das empresas brasileiras. Acreditamos que a internacionalização é fundamental para o crescimento das MPMEs e para o fortalecimento da economia do país“, analisa o executivo.
Atualmente, a Amazon conta com mais de 78 mil vendedores parceiros no Brasil, sendo 99% MPMEs. O marketplace já disponibiliza um programa de Vendas Internacionais, que visa facilitar o acesso das empresas brasileiras ao mercado internacional. “Mais de 4% desses vendedores exportam seus produtos por meio do nosso programa”, informa Mazini.
Em 2023, a Secex constatou, por meio de pesquisa, que as empresas exportadoras brasileiras geram mais empregos, pagam melhores salários e são mais inovadoras, produtivas e competitivas. Ficou definido que Secex e Amazon se reunirão, a cada seis meses, para avaliar o andamento das ações e identificar novas oportunidades de colaboração.
A parceria resulta de um chamamento público aberto pela Secex (nº 02/2023), em 4 de dezembro de 2023, por meio do qual a empresa propôs uma série de ações para contribuir com o estímulo à exportação por empresas brasileiras. A comissão de seleção, conforme estabelecido no edital, avaliou o cumprimento das exigências de regularidade e da proposta enviada e a selecionou para a celebração do acordo.
O MDIC destaca que foi aplicado um modelo de chamamento permanente (não concorrencial), sem transferência de recursos entre os envolvidos. Dessa forma, toda empresa interessada pode apresentar suas propostas para apoiar a Política Nacional de Cultura Exportadora – PNCE.