Lat.Bus: Marcopolo lança híbrido à etanol Attack 9 HVE

Veículo tem um motor 1.0 que atua como gerador de energia para as baterias

Na data em que completa 75 anos de existência, a Marcopolo comemora em grande estilo, apresentando novidades na Lat.Bus 2024. Ao todo, a empresa trouxe nove veículos para exposição, mas o grande destaque é o lançamento do Volare Attack 9 HVE, um micro-ônibus híbrido a etanol. 

O projeto é uma parceria entre Marcopolo, WEG e Horse, produtora de motores da Renault. O veículo tem motor 1.0 a etanol que opera como gerador para o pacote de baterias, que por sua vez, gera energia para o motor elétrico de 75 kW. A expectativa é que o modelo comece a ser comercializado em 2026.

Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo, comentou que essa solução visa atender diversas regiões do país, como cidades menores, já que não necessita de infraestrutura para recarga elétrica.

Detalhes Técnicos Attack 9 HVE

Sua autonomia é de 500 km com um pacote reduzido de três baterias com total de 100 kWh, sendo que o motor a combustão trabalha somente entre 30% e 40% do tempo da operação. Segundo a fabricante, o veículo necessita de menos manutenção no sistema de freio porque tem um sistema regenerativo que também ajuda na recarga de baterias.

Ainda sem preço definido, o modelo tem capacidade para 30 passageiros e faz parte, claro, da estratégia de descarbonização da empresa. “Isso demonstra a estratégia da marca com foco na inovação, sustentabilidade, descarbonização e mobilidade eficiente”, diz Ricardo Portolan.

Outros destaques da Marcopolo

A aniversariante também apresentou o Volare Fly 12, chamado de “supermicro”. A ideia é ser um veículo quase tão grande quanto um ônibus, mas com um custo operacional menor e uma agilidade de micro.

Seu comprimento é de quase 12 metros, largura de 2,4m e altura de 3,3m. Sua capacidade total é de até 45 passageiros, mas podendo chegar a 64 na configuração escolar. Segundo Portolan, 200 unidades do Volare Fly 12 já estão em produção.

DCIM100MEDIADJI_0209.JPG

LEIA MAIS: IVECO aposta em GNV como opção aos elétricos na Lat.Bus 2024

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!