Na data em que completa 75 anos de existência, a Marcopolo comemora em grande estilo, apresentando novidades na Lat.Bus 2024. Ao todo, a empresa trouxe nove veículos para exposição, mas o grande destaque é o lançamento do Volare Attack 9 HVE, um micro-ônibus híbrido a etanol.
O projeto é uma parceria entre Marcopolo, WEG e Horse, produtora de motores da Renault. O veículo tem motor 1.0 a etanol que opera como gerador para o pacote de baterias, que por sua vez, gera energia para o motor elétrico de 75 kW. A expectativa é que o modelo comece a ser comercializado em 2026.
Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo, comentou que essa solução visa atender diversas regiões do país, como cidades menores, já que não necessita de infraestrutura para recarga elétrica.
Detalhes Técnicos Attack 9 HVE
Sua autonomia é de 500 km com um pacote reduzido de três baterias com total de 100 kWh, sendo que o motor a combustão trabalha somente entre 30% e 40% do tempo da operação. Segundo a fabricante, o veículo necessita de menos manutenção no sistema de freio porque tem um sistema regenerativo que também ajuda na recarga de baterias.
Ainda sem preço definido, o modelo tem capacidade para 30 passageiros e faz parte, claro, da estratégia de descarbonização da empresa. “Isso demonstra a estratégia da marca com foco na inovação, sustentabilidade, descarbonização e mobilidade eficiente”, diz Ricardo Portolan.
Outros destaques da Marcopolo
A aniversariante também apresentou o Volare Fly 12, chamado de “supermicro”. A ideia é ser um veículo quase tão grande quanto um ônibus, mas com um custo operacional menor e uma agilidade de micro.
Seu comprimento é de quase 12 metros, largura de 2,4m e altura de 3,3m. Sua capacidade total é de até 45 passageiros, mas podendo chegar a 64 na configuração escolar. Segundo Portolan, 200 unidades do Volare Fly 12 já estão em produção.
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