IVECO BUS vai fornecer 7.100 unidades para o Caminho da Escola

A IVECO BUS anunciou que vai fornecer 7.100 unidades, incluindo, pela primeira vez, veículos na categoria Ônibus Rural Escolar 3 (ORE3)

Por Victor Fagarassi

- novembro 28, 2023

IVECO BUS School Bus Rural_2

A IVECO BUS anunciou que vai fornecer 7.100 unidades, incluindo, pela primeira vez, veículos na categoria Ônibus Rural Escolar 3 (ORE3), para o programa Caminho da Escola. Serão 3.500 ORE3 e 3.600 ORE2. O resultado anunciado pelo FNDE já foi homologado formalmente e agora irá para a fase final de prototipagem e assinatura de contrato. 

Desde a primeira negociação, em 2009, quando a marca entregou unidades do CityClass para o programa, já são mais de 8.000 ônibus. Danilo Fetzner, direto da IVECO para América Latina, a venda reforça  parceria da empresa com o programa governamental. “O marco reforça a importância do Caminho da Escola para a IVECO BUS, presente no programa há mais de uma década, auxiliando estados e municípios a reduzirem a evasão escolar com veículos preparados, especialmente desenvolvidos para esta missão”

Detalhes técnicos

Os ônibus da categoria ORE são escolares projetados com maior altura em relação ao solo, suspensão reforçada e balanço traseiro elevado, para trafegar em zonas rurais, estradas não pavimentadas e de acesso restrito.

O chassi 10-190, que se aplica à categoria ORE-2, é seguro, confortável e ágil, preparado para diferentes operações e terrenos. Equipado com motor FPT N45, de quatro cilindros, tem a maior potência do segmento: 190 cavalos. O PBT de 10,5 toneladas permite configurar o micro-ônibus conforme a necessidade do cliente.

Para o ORE-3 do Caminho da Escola a marca conta com o chassi 15-210, referência em robustez e alta capacidade operacional. O modelo de 15 toneladas é tracionado pelo motor FPT N45 com potência de 210 cavalos, também a maior da categoria.

Os chassis IVECO BUS para o Caminho da Escola contam com bloqueio de diferencial (para facilitar a transposição de atoleiros), pneus de uso misto e redução de balanço dianteiro e traseiro, para facilitar o acesso a lugares acidentados. “O bloqueio do diferencial é fundamental para vencer atoleiros e a suspensão reforçada e elevada é própria para resistir a torções”, explica Fetzner.

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