A IAA Transportation 2024, apesar de ter o foco voltado para o segmento de pesados, não deixou de mostrar novidades no setor de ônibus para a Europa. Entre os expositores estavam Bluebus, Daimler Truck, Habas, Higer, King Long, Wisdom Motor e Solaris.
Vale citar que a maioria deles são novatos na IAA e nem eram esperados na exposição. Isso porque muitas fabricantes reduziram sua participação nesta edição por conta da InnoTrans que terá um foco maior neste setor. O evento também acontece na Alemanha, mas só na semana que vem.
Abaixo, os destaques entre os ônibus apresentados na IAA Transportation 2024
Daimler Buses eCitaro K
A Daimler naturalmente voltou seus holofotes para os lançamentos no setor de caminhões, mas não deixou de apresentar algo no setor de transporte urbano: o novo eCitaro K de 10 metros foi anunciado na feira. O modelo segue seus “irmãos” Citaro G e eCitaro 12 metros que já estão estabelecidos no mercado europeu.
O veículo tem distância entre eixos de 1,5 metros, a capacidade é de até 84 passageiros. Seu pack de baterias pode ser composto de quatro à seis conjuntos, tendo cada um a capacidade de 98 kWh. Ou seja, sua capacidade total varia entre 392 a 589 kWh. A Daimler Truck diz que mais de 300 km são atingíveis com a configuração de capacidade máxima, desde que as condições sejam favoráveis.
King Long e-coach Merry Combo
A King Long, fabricante chinesa, mostrou seu novo modelo trazendo um design diferenciado. Voltado para o turismo, o veículo tem 12 metros de comprimento com suspensão (dianteira independente) da ZF. Seu motor tem potência máxima de 240 kW ou 480 kW, enquanto a capacidade da bateria é de 528 kWh. Em condições normais seu alcance é de 516 kms, segundo a fabricante.
Wisdom Motor
Pensado para aplicação em linhas intermunicipais, a Wisdom Motor mostrou seu ônibus a hidrogênio na IAA 2024. Tem comprimento de 12 metros com uma pequena bateria CATL (58 kWh) e um módulo de célula de combustível Ballard bastante potente: 200 kW. O motor vem da Cummins. Seu espaço interno é para 55 passageiros sentados e tem capacidade de até 44 kg para hidrogênio.
Bluebus Fencer F1
A francesa Bluebus mostrou seu ônibus elétrico com opções de 6 ou 12 metros. Ele é feito em cooperação com a Higer, e é o primeiro da linha Fencer na Alemanha. Tem eixos ZF, motor DANA e 422 Kwh de baterias da CATL. Sua autonomia pode alcançar até 530 quilômetros
Habas
O grupo Habas, da Turquia, mostrou um ônibus e um micro-ônibus elétricos. Os modelos Alfa City e Alfa Lux tem motor elétrico da Voith.
Solaris Urbino 18 – Bus of the Year 2025
Por último e mais importante, este é o Urbino 18 Hydrogen da Solaris, eleito como o Ônibus do Ano pelo júri internacional da IAA. Esta é a primeira vez que um veículo a hidrogênio vence o prêmio.
O veículo usa célula de combustível que atua como uma usina de hidrogênio em miniatura. O hidrogênio é transformado pela célula, em eletricidade. Seus tanques tem capacidade total de 51,2 kg, o que entrega um bom desempenho em rotas longas, podendo alcançar até 600 km com uma única recarga.
“O pequeno número de baterias e o aumento da potência da célula de combustível no Urbino 18 permitem que este ônibus opere com eficiência, mesmo transportando 140 passageiros. Uma vantagem adicional da célula de combustível é que o veículo está rapidamente pronto para sua próxima viagem, pois quase toda a energia é armazenada no hidrogênio. Para continuar dirigindo, tudo o que é necessário é reabastecer o hidrogênio. Nenhuma infraestrutura adicional é necessária.” Comentou Dariusz Michalak, CTO da Solaris.
Javier Iriarte, CEO da Solaris, finalizou:
“O Solaris Urbino 18 hidrogênio se destaca com sua tecnologia de ponta de hidrogênio, que permite que ele viaje até 600 quilômetros em um único reabastecimento sem nenhuma emissão – tornando-o uma solução sustentável e eficiente para o transporte público moderno. A Solaris é líder europeia em tecnologia de hidrogênio, tendo entregue mais de 260 ônibus a hidrogênio, com quase 600 outros pedidos”,