IAA 2024: “Estrelas do Ano” são premiadas

"A premiação inspira toda a indústria a prosseguir as suas visões para o futuro" disse Hildegard Müller, Presidente da Associação Alemã da Indústria Automóvel (VDA)

Durante o dia da imprensa no IAA Transportation 2024, realizado nesta segunda-feira (16), foi realizada a premiação das Estrelas do Ano, que homenageia conquistas e inovações notáveis para o setor de transporte e logística.

“A indústria de veículos comerciais enfrenta vários desafios ao mesmo tempo. A transição para veículos definidos por software requer abordagens completamente novas para o desenvolvimento de veículos. Isto anda de mãos dadas com a adaptação bem-sucedida de novos modelos de negócios, como recursos baseados em assinatura. Entretanto, a transição para sistemas de propulsão sustentáveis ​​representa um desafio particular para os veículos pesados“, explicou Sebastian Tschödrich, Global Client Partner para o Setor Automóvel da Capgemini, no IAA Stars of the Year.

Os vencedores do “Estrelas do Ano” na IAA 2024

Ônibus do Ano – Solaris Urbino 18 à hidrogênio

A Solaris impressionou o júri com o seu excelente desempenho e o seu progresso no campo do hidrogénio. Tom Terjsen, presidente do júri do Ônibus Internacional do Ano, comentou:

Quando o Solaris Urbino 12 Electric ganhou o prêmio de Ônibus do Ano 2017, foi por causa de seu design exclusivo, interior prático e trem de força ecologicamente correto. Foi também a primeira vez que um ônibus elétrico foi nomeado Ônibus do Ano. Quando a Solaris apresentou um ônibus articulado de 18 metros movido a hidrogênio no Bus Euro Test deste ano, causou grande entusiasmo. O hidrogênio é provavelmente um dos combustíveis sustentáveis ​​que mais crescerá no transporte público nos próximos anos.

O fato de a Solaris ter escolhido investir tanto nisso é uma questão de grande respeito. Eles também conseguiram construir um ônibus que atende aos requisitos futuros tanto em termos de capacidade de passageiros, segurança do motorista, um bom local de trabalho e, não menos importante, um trem de força sustentável e ecologicamente correto.”

Solaris Bus

Van do Ano – Renault Master H2-Tech

O modelo Renault Master é equipado com motorização elétrica e gerador alimentado por hidrogênio. Jarlath Sweeney, Presidente do Júri do International Van of the Year, cometou:

Parabéns à Renault por criar uma nova e impressionante linha de vans para hoje e amanhã. Suas distintas linhas de design aerodinâmico elegantes agradarão a muitos, enquanto sua plataforma modular facilita todos os sistemas de transmissão de ICE, elétrico e hidrogênio. Magistral!

Caminhão do Ano – Mercedes-Benz eActros 600

O Mercedes-Benz eActros 600 foi homenageado pelo desempenho de seu trem de força, que é baseado em dois motores elétricos de 400 kW no eixo elétrico e três conjuntos de baterias LFP de 207 kWh cada, permitindo uma autonomia de mais mais de 500 quilômetros sem recarga.

O presidente do júri do International Truck of the Year, Gianenrico Griffini, declarou: “Mais uma vez, a indústria automotiva exibiu tecnologia de ponta no IAA Transportation. A Mercedes-Benz Trucks projetou o eActros 600 desde o início como um caminhão elétrico a bateria que pode ser usado para uma ampla gama de operações de longa distância.”

Caminhão Inovação do ano – hTGX MAN

Nesta categoria o grande premiado foi o htGX da MAN à hidrogênio. Muito por seu desempenho foi semelhante ao diesel e dirigibilidade proporcionada pelo motor a hidrogênio de seis ignição por faísca H4576 de 16,8 litros em linha da MAN.

Gianenrico Griffini também falou sobre a categoria “O hTGX da MAN abre um novo capítulo na descarbonização do transporte rodoviário em aplicações pesadas, como no setor de construção, em condições climáticas desafiadoras“.

LEIA MAIS: IAA 2024: Volvo anuncia nova linha FH Aero

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!