No último dia 18 de maio comemorou-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e marcou uma mobilização nacional em defesa do tema, incluindo as iniciativas da 24ª edição da campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, promovido em todo o Brasil pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
O Grupo SADA, conglomerado de logística e transporte, preparou uma programação diversificada voltada a essa luta. Incluindo o programa “Na Mão Certa”, realizado pela Childhood Brasil, que busca sensibilizar a sociedade a favor do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.
Na Mão Certa
A programação prevê a realização de atividades internas, uma vez que a companhia entende que os motoristas, que são parte das operações do Grupo, podem desempenhar um papel fundamental nesse enfrentamento. A agenda de sensibilização e esclarecimentos sobre o tema irá explicar para quem está na operação a importância do combate ativo à violência sexual contra crianças e adolescentes nas estradas.
“Apoiar o Programa Na Mão Certa é mais do que correto. Para nós, é uma responsabilidade, pois somos referência em transporte e logística na América Latina e nos movimentamos por diversas estradas todos os dias. Preparar nossos motoristas para proteger crianças e adolescentes é essencial para que o trabalho seja executado de maneira ética e transformadora, o que reforça o propósito de cuidar das pessoas e melhorar a sociedade em que vivemos “, diz a vice-presidente do Grupo SADA, Daniela Medioli.

Programação
Durante o mês de maio, haverá rodas de conversas, intervenções com faixas e distribuição de panfletos para que os motoristas se vejam enquanto agentes de proteção. “Buscamos sensibilizar e esclarecer aos colaboradores sobre a importância do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Queremos que cada membro de nossa equipe se sinta capacitado e motivado a contribuir com a proteção dessas crianças”, afirma Elisa Cunha, gerente de Sustentabilidade do Grupo SADA. Este ano mais de 3.500 motoristas irão participar das ações.
No calendário de atividades, também estão previstas ações com a comunidade. Entre elas, a sensibilização em postos de gasolinas com distribuição de panfletos e instalação de cartazes; trabalho em conjunto com CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) e CREA (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), além da parceria com a ONG Meninadança.
Até o final do ano, estão previstas outras atividades específicas em datas relacionadas diretamente ao tema, como o Dia das Crianças, Dia do Conselheiro Tutelar e Dia Internacional de Direitos Humanos.
LEIA MAIS: Governo sanciona Lei de transporte de órgãos e tecidos para transplante