Goodyear automatiza a inspeção dos pneus da frota

Plataforma consegue automatizar e acelerar o processo de inspeção dos pneus para os clientes, permitindo a tomada de decisões em tempo real

Goodyear Checkpoint

Para cuidar dos pneus de uma frota de veículos comerciais, a Goodyear oferece algumas ferramentas para tornar a gestão de borracharia mais rápida e eficiente, como o Checkpoint, que é uma plataforma para instalação no pátio de transportadores com grande fluxo de caminhões ou em Truck Centers. A tecnologia é capaz de identificar os níveis de pressão, a profundidade dos sulcos dos pneus e o peso por eixo.

Fernanda Baré, gerente de Serviços e Soluções da Goodyear Brasil.
Fernanda: “Uma gestão eficiente de borracharia resulta em maior vida útil dos pneus e economia de combustível, além de aumentar a disponibilidade dos veículos de uma frota”.

O diagnóstico é oferecido em instantes de acordo com a necessidade do cliente, podendo ser disponibilizada por gráficos em plataforma digital ou por e-mail para a equipe responsável, por exemplo. Há uma economia de tempo bastante significativa e substitui a aferição manual que é morosa e pode demorar cerca de meia-hora, dependendo da composição e do número de pneus”, explica Fernanda Baré, gerente de Serviços e Soluções da Goodyear Brasil.

A instalação da plataforma no chão da empresa demanda uma pequena obra para a adequação do equipamento ao pátio. O Checkpoint funciona em três etapas, incluindo o escaneamento por tecnologias integradas de laser câmeras e sensores para a captação de imagens precisas dos pneus e de sua banda de rodagem; a análise com o diagnóstico de pressão de ar, profundidade do sulco e pesagem; por fim, os relatórios e alertas são emitidos aos responsáveis.

Segundo a fabricante, o equipamento pode fazer a leitura de qualquer veículo a qualquer momento. “Mas, para um frotista, o interessante é que ele tenha todos os seus veículos cadastrados na plataforma para que ele tenha acesso ao histórico de cada caminhão ou ônibus, por exemplo, além do relatório de momento. O Checkpoint indica as necessidades de manutenção emergencial e aquelas que podem ser planejadas para um próximo momento, além de identificar os pneus em condições ideais de uso”, explica Fernanda.

Goodyear Checkpoint
A plataforma é instalada em garagens com alto fluxo de caminhões.

Os veículos podem passar pela plataforma a uma velocidade de até 10km/h. “A grande vantagem do Checkpoint é aumentar a disponibilidade da frota, já que o diagnóstico é feito em segundos. O relatório indica a posição exata do pneu que precisa ser calibrado corretamente ou até substituído, assim como a indicação seja com relação à sobrecarga por eixo”, detalha Fernanda.

Em torno de 80% dos alertas se referem à pressão dos pneus e este frequente cuidado pode garantir uma vida útil 15% maior em relação a um veículo não cuidado desta forma, de acordo com a Goodyear. “Os benefícios vão além, porque esse tipo de cuidado interfere, diretamente, na performance do veículo e, consequentemente, no consumo de combustível e na emissão de poluentes, além de preservar o pneu, que é o segundo maior gasto de uma frota”, conclui a executiva.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!