A Ford acaba de colocar no mercado a linha Transit 2026, com duas novas versões: a Furgão Cargo e a Vidrada Longa com rodado simples. Os veículos recebem o motor 2.0 EcoBlue diesel entrega 165 cv, com opção de câmbio manual de seis marchas ou automático de 10 velocidades, além de quatro modos de condução (Normal, Eco, Escorregadio e Rebocar/Transportar).
A Transit Furgão Cargo tem PBT homologado de até 4,0 toneladas, oferecendo 500 kg a mais de capacidade de carga. O aumento no peso bruto total também viabiliza adaptações para versões de ambulância e UTI com equipamentos mais pesados.
“A Transit Furgão Cargo atende a demanda das transportadoras que trabalham em sistema de milk-run. Como o veículo sai carregado de manhã e roda até completar o roteiro de distribuição, uma carga útil maior permite otimizar a operação diária, fazendo mais entregas por viagem”, explica Daniel Santos, gerente de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul.
Já a Transit Vidrada Longa (L4H3) possui teto alto e rodado simples, permitindo a instalação de um compartimento de bagagem no piso traseiro sem reduzir o número de assentos. A configuração atende empresas de fretamento, traslado aeroportuário e transporte executivo.
“Com o teto elevado e rodado simples, é possível instalar um assoalho flutuante na traseira, com bancos acima e porta-malas abaixo”, diz Santos. O modelo pode ser adaptado para 18 passageiros em configuração executiva ou até 29 lugares no transporte escolar, mantendo espaço para bagagem. O rodado simples ainda reduz custos com pedágio e pneus.
Tecnologia e segurança
A linha Transit 2026 possui incluindo uma arquitetura eletrônica oito vezes mais rápida, com atualizações over-the-air. O painel digital de 8” inclui o sistema Eco, que auxilia na direção econômica, enquanto a central multimídia de 12” reduz distrações ao volante.
Entre os recursos estão monitoramento de ponto cego, espelhos com rebatimento elétrico, controle digital de ar-condicionado e alarme perimetral. A linha mantém itens como piloto automático adaptativo, frenagem autônoma com detecção de pedestres e câmera de ré.