A próxima edição da FENATRAN será realizada só em novembro, mas a CDBS (Cummins Drivetrain and Braking Systems), nova denominação da Cummins Meritor, adiantou parte das novidades que serão exibidas ao público na feira. A primeira é o MT-17X HE, seu eixo de simples redução com a maior capacidade global; A segunda veio importada dos Estados Unidos, é o Meritor CalibrAR: um sistema de insuflamento de pneus que promete mais vida útil do pneu, segurança e economia de combustível.
O eixo MT-17X HE está disponível para aplicações 8×4 e 6×4 e suporta até 100 toneladas de PBTC. Também é possível usar junto com o sistema Detachable, que é capaz de alterar, se descarregado, a configuração de 6×4 para 4×2. Maurício Biadola, gerente Sênior de Vendas da CDBS, comenta a novidade.
“Essas inovações trouxeram para este projeto um aumento de carga vertical, de 12 para 13 toneladas por eixo, além de avanços significativos para trazer redução de custos de manutenção e a melhor performance para a categoria também”. O sistema teve redução de quase 30% no nível de abastecimento de óleo, oferece maior capacidade de torque de entrada e 30% a mais de capacidade de carga disponível nesta categoria.
Kleber Assanti, gerente geral da CDBS para América do Sul, completa: “É um eixo que já está balizado na Europa para até 750 hp, aliás. Já existia essa demanda por aqui, mas sem ter a redução de custos. Por isso é uma novidade”.
Meritor CalibrAR
Já o sistema de insuflamento, que nos EUA recebe o nome de MTIS, chega ao Brasil oferecendo uma estética mais discreta, e com mais eficiência que seus concorrentes nacionais. No momento, ainda passa por testes e etapas para ser compatível com os diferentes modelos e fabricantes daqui. Por isso, só deve ser lançado oficial no mercado apenas em janeiro.
Instalado no implemento rodoviário e todo autônomo, sem interferência do motorista, o produto aponta um possível problema nos pneus através de um sinal luminoso na parte da frente do caminhão. Quando resolvido, a luz se apagará. Ele também tem a capacidade de alertar sobre aquecimentos na ponta do eixos, o chamado ThermAlert.
“Ele já está consolidado nos EUA, praticamente metade da frota de lá já utiliza esse sistema. Identificamos essa demanda porque os outros sistemas não têm uma aceitação tão boa no mercado. Isso vai de encontro com a nossa ideia de expansão de portfólio por aqui.” diz Renan Silveira, especialista de produtos da CDBS.

Expectativas
Segundo Kléber Assanti, com exceção da Scania, atualmente todos os produtores de caminhões e ônibus do Brasil são clientes da CDBS. Muito por conta da sua participação na próxima Fenatran, a CBDS aguarda com otimismo 2025, tendo projetado um crescimento de 6% de aumento nas vendas de eixos. No quesito exportação, os principais clientes são Colômbia, Argentina e Chile.
A fabricante também anunciou que vai começar a produzir o MT 160, o primeiro eixo anterior com diferencial nacional a ser feito na fábrica da CBDS em Osasco. Além disso, o executivo também comentou suas expectativas acerca do mercado de elétricos.
“Temos produtos, mas não casaram com nenhum projeto das montadoras até o momento. Algumas até devem ter soluções de fora, como é o caso da Volvo e Mercedes. Entendo que essa curva de adoção desse tipo de tecnologia vai ser lenta ainda e gostaríamos que o etanol fosse mais protagonista por aqui. Acredito que falta uma definição do governo para onde o mercado vai, mas seja qual for, temos várias soluções para atender”. Finaliza Kléber.
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