Brasil foi o país com o maior crescimento no E-commerce em 2022

Brasil registrou 6.978 contratações para e-commerce entre janeiro e abril de 2023 na região Sudeste

e-commerce

O e-commerce segue em ascensão e com isso os centros de distribuição têm movimentado o mercado de trabalho temporário e efetivo, devido ao aumento da demanda por profissionais focados em logística. A Adecco, consultoria em recursos humanos, registrou 6.978 contratações entre janeiro e abril de 2023 na região Sudeste.

Segundo o Latin America 2022 Ecommerce Region Report, da Retail X, o Brasil foi o país da região com maior crescimento com U$$ 8,1 bilhões em 2022 comparado à 2021. Além disso, o país também tem 84% do tráfego da web para varejistas da América Latina. “A pandemia acelerou o crescimento do e-commerce e, com isso, os postos de trabalho relacionados à logística foram afetados de forma positiva, pois temos muita oferta de vagas durante o ano, com picos durante as épocas de festas e feriados”, explica Gabriela Mative, Diretora da Unidade de Staffing da Adecco Brasil.

Apesar de existir postos de trabalhos espalhados por diversas regiões do país, existem algumas cidades que concentram o maior número de oportunidades, pois abrigam centros de distribuição de grandes empresas de comércio eletrônico. Para quem busca uma posição, vale ficar atento às ofertas em cidades como Cajamar, Perus, Guarulhos (SP), Rio de Janeiro, São João de Meriti (RJ), Serra (ES), Betim (MG) e alguns lugares no Paraná como Curitiba, Cascavel e Araucária.

As vagas para os centros de distribuição são, em sua maioria, para contrato de trabalho temporário, porém, existe a possibilidade de efetivação. “Em 2022, um de nossos clientes fez mais de 3.500 contratações na área de logística e, no término do contrato, mais de 10% desses profissionais foram efetivados pelo cliente, o que mostra que, para quem busca uma oportunidade, as vagas temporárias podem ser o caminho para algo mais permanente”, elucida Gabriela.

A executiva também elenca algumas das características mais buscadas em profissionais que irão trabalhar com logística. “Pessoas assíduas, comprometidas, dinâmicas e ágeis, geralmente, são as que se sobressaem e têm maior chance de efetivação”, diz.

Ainda que as vagas para auxiliar de logística sejam as que apresentam um maior volume nas contratações, profissionais interessados em trabalhar como promotor de vendas, operador de empilhadeira ou ajudante operacional, também devem ficar atentos às ofertas, pois, existem diversas oportunidades durante o ano para essas posições.

LEIA MAIS: IFR aponta primeira redução de 2023 no preço médio do frete

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!