Agrishow: FPT Industrial traz motor conceito Cursor 13

Solução 100% desenvolvida no Brasil alia fonte de energia renovável e competitiva com infraestrutura já existente e alto desempenho

FPT Industrial na Agrishow

Para a Agrishow 2024 a FPT Industrial trouxe uma novidade que ruma ao futuro mais sustentável. Se trata do motor conceito Cursor 13 Etanol. Essa é uma solução 100% desenvolvida no Brasil, com foco nas características da operação local e que reúne as vantagens de uma fonte de energia renovável.

Apresentado pela primeira vez na Agrishow 2024, o conceito Cursor 13 Etanol permitirá à marca atestar o potencial de aplicação, na agricultura, do combustível oriundo de diferentes biomassas da diversidade energética brasileira. Entre elas, cana-de-açúcar, beterraba sacarina, milho, cevada, trigo e biomassa lenhosa.

Alternativa para operações mecanizadas

Com 12,9 litros e seis cilindros, o conceito Cursor 13 Etanol da FPT Industrial representa uma grande alternativa de baixo impacto ambiental para operações mecanizadas no campo. Comparado ao diesel, uma das suas principais vantagens é o baixo custo de produção. O etanol é derivado de itens naturais, de fácil cultivo e manuseio. Além disso, possibilita redução das emissões de CO2, com menor ruído de funcionamento do motor.

“O motor a etanol polui menos e apresenta desempenho alinhado às missões dos produtores no campo. Graças à plataforma multicombustível modularizada, conseguimos facilmente produzir um motor de ciclo Diesel ou outro motor de ciclo Otto (gás natural/biometano/etanol) por meio da substituição dos cabeçotes intercambiáveis. Além disso, as operações em ciclo Otto também possibilitam redução de emissões e menor ruído durante o funcionamento do motor”, explica João Abreu, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial.

“Trabalhando em ciclo Otto, o armazenamento do combustível é semelhante ao Diesel. E o etanol apresenta ainda a mesma vantagem de estoque para operação em máquinas agrícolas”.

Especificações técnicas do motor conceito Cursor 13 Etanol

  • Cilindrada do motor: 12.9l
  • Número de Cilindros: 6 em linha
  • Número de Válvulas: 24
  • Combustível: (E100) Etanol
  • Diâmetro x Curso: 135mm x 150mm
  • Tipo de Aspiração: Turbocompressor com Intercooler
  • Tipo de Turbo: WG Wastegate
  • Sistema de Injeção: MPI Multi Point Injection
  • Emissão: MAR-I/Tier 3
  • Controle de Emissões: Catalisador 3 Vias

LEIA MAIS: Chuvas no Rio Grande do Sul prejudica transporte de cargas

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!