A ZF demonstra na Fenatran novidades em transmissões, entre elas, a PowerLine, que será homologada ainda em 2022. É uma versão automática de oito velocidades, para veículos até 24 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC). A ZF Powerline é equipada com conversor de torque, que exerce o papel da embreagem durante a partida do veículo. É especialmente indicada para aplicações essencialmente urbanas, onde o “anda e para” é uma constante.
Outra novidade é a transmissão TraXon que passará a ser produzida no País, agora com ZF Intarder 3 integrado, e deve equipar muitos novos modelos de veículos Euro 6, incluindo a primeira aplicação global em ônibus rodoviários, que será feita no Brasil.
O ZF Intarder 3 é um dos mais avançados retardadores de velocidade do mundo, capaz reduzir em até 90% a utilização dos freios, garantindo, assim, economia de combustível, maior segurança e significativa redução de custos com manutenção.
Segundo Silvio Furtado, Diretor de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial na ZF América do Sul, “o ZF Intarder 3 é o retardador mais leve do mercado, além de ser o mais robusto e estar entre os mais potentes, gerando força de até 600KW para atuar como redutor de velocidade até a completa parada do veículo”.
A empresa também apresentou na Fenatran o ConAct, um atuador pneumático de embreagem que trabalha concentricamente ao eixo de entrada da transmissão. Ele substitui diversos componentes dos sistemas tradicionais de acionamento reunindo todas as funções num só produto, o que proporciona redução de peso e maior durabilidade ao sistema.
Por trabalhar com embreagens de acionamento tipo “push” e não utilizar fluido hidráulico ele facilita e simplifica a instalação/remoção da transmissão no veículo proporcionando aos frotistas mais produtividade nas manutenções do veículo. Motoristas e passageiros disfrutam de muito mais conforto na condução do veículo durante as partidas e trocas de marcha graças ao ConAct, que funciona de forma integrada às transmissões automatizadas e permite um controle eficiente e preciso da embreagem.
Além da TraXon, a transmissão automatizada 9AS EcoTronic, oriunda da versão mecânica de nove velocidades, estará em exposição na Fenatran 2022. Um dos diferenciais de desempenho essencial para o conforto do sistema 9AS EcoTronic e que possibilita diferentes modos de condução – de Eco até Power – é a sua arquitetura de software, que se baseia na mesma plataforma da TraXon.