ZF apresenta novidades em transmissões na Fenatran

A empresa chega cheia de novidades e soluções em transmissões que completam o portfólio Euro VI para as montadoras

Novidades em transmissões

A ZF demonstra na Fenatran novidades em transmissões, entre elas, a PowerLine, que será homologada ainda em 2022. É uma versão automática de oito velocidades, para veículos até 24 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC). A ZF Powerline é equipada com conversor de torque, que exerce o papel da embreagem durante a partida do veículo. É especialmente indicada para aplicações essencialmente urbanas, onde o “anda e para” é uma constante.

Outra novidade é a transmissão TraXon que passará a ser produzida no País, agora com ZF Intarder 3 integrado, e deve equipar muitos novos modelos de veículos Euro 6, incluindo a primeira aplicação global em ônibus rodoviários, que será feita no Brasil.

O ZF Intarder 3 é um dos mais avançados retardadores de velocidade do mundo, capaz reduzir em até 90% a utilização dos freios, garantindo, assim, economia de combustível, maior segurança e significativa redução de custos com manutenção.

Segundo Silvio Furtado, Diretor de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial na ZF América do Sul, “o ZF Intarder 3 é o retardador mais leve do mercado, além de ser o mais robusto e estar entre os mais potentes, gerando força de até 600KW para atuar como redutor de velocidade até a completa parada do veículo”.

A empresa também apresentou na Fenatran o ConAct, um atuador pneumático de embreagem que trabalha concentricamente ao eixo de entrada da transmissão. Ele substitui diversos componentes dos sistemas tradicionais de acionamento reunindo todas as funções num só produto, o que proporciona redução de peso e maior durabilidade ao sistema.

Por trabalhar com embreagens de acionamento tipo “push” e não utilizar fluido hidráulico ele facilita e simplifica a instalação/remoção da transmissão no veículo proporcionando aos frotistas mais produtividade nas manutenções do veículo. Motoristas e passageiros disfrutam de muito mais conforto na condução do veículo durante as partidas e trocas de marcha graças ao ConAct, que funciona de forma integrada às transmissões automatizadas e permite um controle eficiente e preciso da embreagem.

Além da TraXon, a transmissão automatizada 9AS EcoTronic, oriunda da versão mecânica de nove velocidades, estará em exposição na Fenatran 2022. Um dos diferenciais de desempenho essencial para o conforto do sistema 9AS EcoTronic e que possibilita diferentes modos de condução – de Eco até Power – é a sua arquitetura de software, que se baseia na mesma plataforma da TraXon.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!