Yamalog explica como a logística da Yamaha ganhou o mercado

Operadora logística planeja expandir suas filiais e consolidar sua presença nacional com serviços integrados de armazenagem e transporte

Por Gustavo Queiroz

- abril 24, 2025

Criada para atender a demanda da Yamaha, a Yamalog expandiu seus serviços para atender clientes de diferentes segmentos com o mesmo padrão de serviços

A Yamalog nasceu em 2017 para resolver um desafio da Yamaha: garantir um serviço logístico à altura da qualidade de seus produtos. “Sentíamos dificuldades em ter um atendimento com excelência no transporte e armazenagem. A solução foi criar nossa própria operação logística“, explica Silvana Santos de Oliveira, gerente Executiva da Yamalog.

Inicialmente focada no atendimento interno, a Yamalog identificou uma oportunidade no mercado. “Em 2018, começamos a oferecer serviços para outros clientes, levando o conhecimento desenvolvido na Yamaha para diferentes segmentos“, conta Silvana. A estratégia incluiu aproveitar rotas de cargas de retorno, já que grande parte da produção da Yamaha sai de Manaus (AM), otimizando frota e custos.

Silvana Santos de Oliveira, gerente Executiva da Yamalog
Silvana Santos de Oliveira, gerente Executiva da Yamalog

Um dos cases de sucesso da Yamalog foi a substituição das embalagens de madeira e metal por racks retornáveis para o transporte de motocicletas. “Essa mudança reduziu custos e aumentou a eficiência, permitindo consolidar cargas com outros clientes no retorno para Manaus“, destaca Silvana.

A empresa também está de olho nas tendências de descarbonização da logística. “Temos planejamento com nossos parceiros de frota para incluir veículos elétricos e soluções sustentáveis“, adianta.

Expansão e tecnologia

Com 15 filiais no Brasil e planos de abrir mais quatro até 2025, a Yamalog já atende clientes de diversos setores, como autopeças, varejo, saúde e químicos. Seu faturamento hoje é composto por mais de 50% das operações da Yamaha, mas a participação de terceiros cresce a cada ano.

Na armazenagem, a empresa utiliza tecnologia de leitores e sistemas automatizados para agilizar processos, mantendo a eficiência em operações como a do CD em Jundiaí (SP), que atende concessionários em todo o país. “Nosso objetivo é continuar crescendo com a Yamaha e ampliar nossa relevância no mercado, sempre com excelência e inovação“, finaliza Silvana.

 

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