Webinar debate gestão de risco no transporte

Quarto episódio da serie traz especialistas relevantes do setor para debater estratégias para 2024

gestão de risco

Uma boa gestão logística e da cadeia de suprimentos requer inúmeros cuidados, mas talvez nenhum deles seja tão importante quanto a segurança. Principalmente no Brasil, isso é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas. Durante 2023, foram mais de 17 mil ocorrências de roubo no Brasil – um aumento de 4,8% em relação ao ano anterior. 

Sendo assim, a Overhaul apresenta o quarto episódio da série Crônicas do Transporte de Cargas nesta quarta-feira (03), às 13h. O webinário explora os principais insights e tendências regionais e propõe estratégias viáveis para a proteção da cadeia de suprimentos, com a participação de especialistas em gestão de risco: Reginaldo Catarino Ferreira, Gerente de Inteligência da Overhaul; Esteban Kinjo Escobar, Diretor Sênior de Transporte da DHL; e Rodolfo Veiga, Gerente Sênior de Segurança de Transporte da DHL.

Crescimento de roubo em 2024

Com base nos dados coletados, especialistas em gestão de riscos preveem um crescimento de 1,1% no roubo de cargas para o ano de 2024, totalizando 17.298 eventos.

“Ainda estamos falando de milhares de cargas roubadas, um desafio que está presente no cotidiano da cadeia de suprimentos. Acreditamos, contudo, que é possível se preparar para esta realidade. A presença de especialistas em gestão de riscos, por exemplo, é imprescindível, mas também é necessário um planejamento prévio – não só dos veículos e equipamentos, mas também das rotas, período de transporte e tecnologia de rastreamento”, comenta Reginaldo Catarino.

Além do impacto financeiro, há também consequências operacionais, incluindo a segurança dos motoristas. Catarino ainda defende que é necessária a construção de uma verdadeira cultura de segurança, na qual o treinamento é o ponto chave para garantir a proteção e integridade.

“Uma falha nessa cadeia pode gerar um grande prejuízo para as empresas envolvidas e para o país em um todo, principalmente na hora de atrair novos empreendimentos de logística e de distribuição de produtos”, acrescentou Reginaldo.

Serviço – Crônicas do Transporte de Carga

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