IAA 2026: ZF traz novidade que antecipa Euro 7

Maxx Uniper combina torque de frenagem de até 30.000 Nm e redução de até 65% nas emissões de partículas PM10

Por Victor Fagarassi

- setembro 16, 2026

IAA 2026: ZF traz novidade que antecipa Euro 7

A ZF apresentou, durante a IAA Transportation 2026, em Hannover, na Alemanha, o freio a disco pneumático Maxx Uniper, desenvolvido para veículos comerciais pesados. O sistema combina torque de frenagem de até 30.000 Nm com um rotor revestido capaz de reduzir em até 65% as emissões de partículas PM10, segundo a fornecedora.

A produção está prevista para começar em 2027. A tecnologia foi projetada para apoiar as montadoras no atendimento aos futuros requisitos da norma Euro 7, que também considera as partículas geradas pelo desgaste dos sistemas de freio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Maxx Uniper utiliza uma arquitetura de pistão único com ajustador bidirecional. O componente regula a folga entre a pastilha e o disco, contribuindo para o desgaste uniforme da pastilha e limitando ajustes excessivos ao longo da operação.

O conjunto também conta com um novo sistema de suporte e pastilhas de freio, desenvolvido para facilitar a substituição dos componentes. Um sensor de desgaste contínuo opcional, com instalação do tipo plug-and-play, pode ser trocado sem necessidade de calibração.

A vedação do sistema foi projetada para proteger os componentes contra sujeira e detritos em condições de uso severas. A arquitetura compacta utiliza menos peças e pode ser aplicada a diferentes plataformas e configurações de veículos pesados.

Hardware comum pode reduzir desenvolvimento

Para os fabricantes de equipamentos originais (OEMs), a utilização de uma arquitetura comum pode reduzir o trabalho de desenvolvimento e lançamento de novas aplicações. A possibilidade de empregar o mesmo conceito em diferentes plataformas também pode facilitar a adaptação dos veículos aos limites de emissões de partículas previstos na Euro 7.

O Maxx Uniper amplia o programa de freios a disco pneumáticos de pistão único da ZF. Segundo a empresa, mais de 12 milhões de unidades foram vendidas ao longo de 30 anos.

A ZF também planeja integrar o novo freio a sistemas de eixo, chassi e transmissão destinados a veículos comerciais convencionais, híbridos e totalmente elétricos. A estratégia busca combinar componentes para diferentes tipos de propulsão e aplicações de transporte pesado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *