A Volvo foi a montadora que mais se beneficiou do bom desempenho das vendas de caminhões pesados no mercado brasileiro, no ano passado, que saltaram de 34,7 mil para 51,5 mil unidades, evidenciando uma alta de 48%.
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A montadora sueca instalada em Curitiba acusou um crescimento de 57,8% no volume de licenciamentos (de 9,1 mil para 14,4 mil caminhões), o maior do segmento. Com isso, sua participação nesse disputado mercado subiu quase dois pontos percentuais, de 26,2% para 27,7%. O feito possibilitou retomar o título de “Marca do Ano em Caminhões Pesados”, outorgado pelo Prêmio Lótus 2020, perdido para a Mercedes-Benz no ano passado.
Segundo a Assessoria de Imprensa da montadora, o aumento da demanda de caminhões pesados é resultado direto do bom momento do agronegócio brasileiro, da produção de grãos até o setor sucroalooleiro. Além do fator Fenatran, a maior feira do transporte rodoviário do país, realizada em outubro último e que movimentou mais de R$ 1 bilhão em negócios, apenas para a Volvo.
Caminhão do Ano
Outra importante conquista da marca, revelada pelo Prêmio Lótus 2020, foi a certificação do Volvo FH 540 6x4T como “Caminhão Pesado do Ano”, em reconhecimento às 7.135 unidades do modelo, licenciadas no Renavam no ano passado. É a terceira vez que o FH 540 6x4T recebe esse cobiçado troféu de campeão de vendas na categoria, concedido pela premiação.
Mais gratificante do que isso é o fato do modelo ter garantido para a Volvo um troféu ainda mais valioso. Além de liderar o segmento de pesados, o Volvo FH 450 6x4T também entregou para o fabricante o título de “Caminhão do Ano”, pelo fato de ter sido o mais vendido no mercado brasileiro, entre todas as categorias de peso.
Alcides Cavalcanti (foto), diretor comercial de caminhões Volvo no Brasil atribui o sucesso do modelo a um conjunto de fatores positivos. “O Volvo FH é um caminhão repleto de novas tecnologias e reconhecido mundialmente por ser o mais avançado em seu segmento. É um veículo com alta conectividade, que traz em tempo real dados sobre a operação. Além disso, a linha FH conta com a renomada caixa de câmbio eletrônica I-Shift, que permite a otimização das trocas de marcha e elimina variações na condução dos veículos. Para completar, o FH também é líder em segurança no transporte comercial, com dispositivos como controle eletrônico de estabilidade, sensor de faixa, sensor de ponto cego, piloto automático inteligente, entre outros. Tudo isso explica a preferência dos transportadores pelo FH 540, que levaram o modelo ao topo do ranking de seu segmento”.
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