Volkswagen capta R$ 259 milhões para seu centro de pesquisas e estudo

Finep é um vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e firmou uma parceria para linha de crédito para a Volkswagen

A Volkswagen do Brasil firmou uma parceria com a Finep que vai ceder uma linha de crédito de R$ 259 milhões para o Plano Estratégico de Inovação e Sustentabilidade da empresa. A ideia é dar continuidade aos estudos e pesquisas nas áreas de descarbonização e Indústria 4.0, visando sustentabilidade e transformação digital em seus veículos.

“A parceria inédita entre a Volkswagen do Brasil e a Finep é muito importante para acelerarmos o nosso Plano Estratégico de Inovação & Sustentabilidade, também alinhado à estratégia global da Volkswagen Way to Zero para neutralização de carbono até 2050. Temos o compromisso de evoluir continuamente em processos e produtos, trazendo avanços para a Volkswagen, seu portfólio de veículos e beneficiando a sociedade e o planeta”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.

Pilar Descarbonização

O principal destaque é o desenvolvimento do Way to Zero Center que fomenta a inovação e geração de conhecimento na área da descarbonização. Além de investir em pesquisas que ampliam a base tecnológica com um todo, a base tem foco em resoluções específicas para América do Sul.

Entre os estudos estão, por exemplo, pesquisas relacionadas a células de combustível a etanol para produção de energia elétrica (bioeletrificação) visando conhecer a viabilidade de inserir essa fonte renovável de energia na estratégia de mobilidade elétrica dos modelos Volkswagen em regiões onde a tecnologia faz sentido.

Quem é a Finep?

Vinculada ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), a Finep é uma agência pública brasileira de financiamento de  pesquisas e projetos. Entre os segmentos englobados estão ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos.

“O financiamento à Volkswagen do Brasil está alinhado com as políticas de neoindustrialização e de transição ecológica do Governo Federal, aumentando a competitividade do setor automotivo e reduzindo as emissões de carbono por meio da inovação.”, diz Celso Pansera, presidente da Finep.

LEIA MAIS: Multilog seguirá responsável pelo porto seco de Jaguarão

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!