A operadora logística de ferrovias, portos e terminais, VLI, atingiu seu recorde histórico de movimentação de açúcar na safra de 2023/2024, iniciada em abril do ano passado e concluída no último mês de março. As 6,1 milhões de toneladas transportadas nas ferrovias e as 5,1 milhões de toneladas movimentadas no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam) representaram, respectivamente, volumes 24% e 28% superiores aos registrados na safra de açúcar 2022/2023, recordes até então.
A Tereos, que atua na produção de açúcar, etanol e energia a partir da biomassa da cana, transportou mais de 1 milhão de toneladas de açúcar pelo modal ferroviário, 7% acima da safra anterior, no Tiplan. “Somente a Tereos foi responsável por cerca de 20% do volume total transportado pela VLI via ferrovia, o que mostra a força e a importância da nossa parceria. Esse modelo de cocriar soluções nos coloca um passo à frente e nos traz uma vantagem competitiva bastante relevante nesse mercado”, destaca Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos.
“O segmento de açúcar é estratégico para a VLI. Por meio da orquestração de diferentes modais, do planejamento integrado e do nosso foco em excelência operacional, conseguimos atender os nossos clientes produtores de açúcar e de grãos em um período de safras recordes em ambos os segmentos. Além disso, os números confirmam a importância dos terminais de uso privado na região do Porto de Santos e evidenciam a alta eficiência do Tiplam”, afirma Nicolas Szwako, diretor de Operações do corredor Sudeste da VLI.
Em novembro de 2020, VLI e Tereos inauguraram dois armazéns de açúcar, um deles localizado no Tiplam, com capacidade para armazenar 115 mil toneladas de açúcar bruto. O outro está localizado no TIGU (Terminal Integrador de Guará/SP), também da VLI, próximo a algumas das unidades industriais da Tereos. Este complexo logístico possui capacidade para 160 mil toneladas de açúcar e, por ele, passa o volume da Tereos que é escoado para seguir o fluxo de exportação no Tiplam.
O corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica é um sistema logístico que atende fluxos de importação e de exportação por meio do Tiplam, que possui área de cobertura nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, para movimentação de açúcar, grãos e fertilizantes, majoritariamente. A estrutura do corredor também contempla dois terminais integradores, em Uberaba (MG) e Guará (SP), onde é feito o transbordo da carga para o sistema ferroviário.