A Via Brasil BR-163 concluiu a última parcela de melhorias previstas na fase inicial do contrato de concessão. Essa parcela, de 132 quilômetros, se soma a outros 877 quilômetros de melhorias concluídas na BR-163 e na BR-230, conhecida como Transamazônica.
Além da melhoria do asfalto para o motorista, na fase de trabalhos iniciais a concessionária executou a limpeza da faixa de domínio e canteiros, restaura pontes, instala novas placas de sinalização, revitaliza pintura de faixas e realiza a limpeza e a manutenção de sistemas de drenagem, como canaletas, sarjetas, bueiros e meios-fios. Além de obras, nessa fase também é implantada a prestação de serviço, como inspeção viária e socorros médico e mecânico.
O contrato tem duração de 10 anos e, a partir de agora, entra uma nova fase de investimentos e obras, que incluem a restauração completa do pavimento, considerando camadas que estão abaixo da superfície vista pelo usuário.
Nova cobrança
Com a execução, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou, em 30 de outubro, a alteração da tarifa de pedágio, às 0h de 01 de novembro, na praça localizada em Trairão (PA).
Tabela de Tarifas – P3 Trairão
Motos | Carros de Passeio | Veículos até 4 eixos de rodagem simples | Veículos a partir de 4 eixos de rodagem dupla |
Passagem livre | Passagem livre | Passagem livre | R$ 79,10 (por eixo) |
Os veículos com até 4 eixos de rodagem simples, como carros, motos, ônibus e caminhões de menor porte têm passagem livre de cobrança em Trairão (PA), mas estes devem utilizar as cabines para que seja feita a identificação do veículo, caso não tenham o TAG instalado. Caso estes veículos possuam o TAG, podem utilizar normalmente nas pistas automáticas, sem parar na cabine.