Black Friday agita transportadoras, que esperam demanda maior que 2022

A Modern Logistics, a Jadlog e a FSJ Logística apontaram investimentos em veículos e estrutura para comportar o volume deste ano

Black Friday

Com expectativa de crescimento em relação ao ano passado, as transportadoras já se preparam para um dos períodos que mais movimenta o comércio no mundo todo: a Black Friday. De acordo com o relatório “Estratégias e Expectativas para a Black Friday 2023”, da Neotrust, o aumento estimado é de 12% no faturamento em relação a 2022. O estudo aponta, ainda, aumento de 7% a 11% no número de vendas online.

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Faturamento deste ano deve ser 12% maior que do ano passado.

Além disso, 54% dos entrevistados para a pesquisa planejam antecipar suas compras de Natal durante o evento promocional. No ano passado, esse percentual era de 27%. O papel dos transportadores, sobretudo que trabalham para o e-commerce, torna-se primordial na data promocional, principalmente levando em consideração as exigências por entregas rápidas, por parte dos consumidores.

Quase metade (47%) dos entrevistados revelaram que pretendem fazer compras também em lojas físicas. Isso significa que o aumento de demanda não ocorrerá somente no ramo de e-commerce.

Momento desafiador

Pensando nisso, a Modern Logistics espera um aumento de dois dígitos na tonelagem de cargas movimentadas, considerando as operações regulares, e prepara uma “força-tarefa” para atender o abastecimento de seus clientes. Para a Black Friday, a empresa ampliou a capacidade de sua operação multimodal, que inclui transporte aéreo e rodoviário, e aumentará a equipe operacional em 10%. Na região Norte, a empresa preparou-se com rotas aéreas diárias para Manaus, além da flexibilidade para encaixar voos e atender com outros modais.

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Mario Fernandes, CFO e Cristiano Koga, CEO, da Modern Logistics.

E mesmo com todas as expectativas para a data, a preocupação maior é o abastecimento da região Norte do país. Com a intensificação da seca deste ano na região, o CEO da empresa, Cristiano Koga, define essa logística como “desafiadora para os fabricantes de eletroeletrônicos e de outros produtos de consumo instalados em Manaus”.

“Os navios seguem com dificuldade para entrar em Manaus e isto requer novas soluções de transporte de carga, incluindo o aéreo e o uso de barcaças. A Black Friday será mais desafiadora para as empresas instaladas na região Norte”, observa Mario Fernandes, CFO da Modern Logistics.

Investimento em alta demanda

No caso da Jadlog, a expectativa é de um aumento de 15% a 20% no volume de cargas, em relação ao ano passado. Haverá um incremento de 50% na frota de carretas, caminhões truck e VUCs para o planejamento de coletas. Além da utilização de um pátio adicional em São Paulo. Já no processo de encomendas, a empresa preparou um Terminal de Cargas exclusivo para a operação da Black Friday em São Paulo.

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Bruno Tortorello, CEO da Jadlog

No Last Mile, o aumento será de 70% em carros para entrega, incluindo a contratação de MEI’s na frota própria. Segundo o CEO da Jadlog, Bruno Tortorello, “os hubs também contarão com estrutura de entregas, reforço no número de funcionários na supervisão de campo e funcionamento geral, mesmo offline, das operações do aplicativo utilizado pelos motoristas para baixas e listas de entregas”.

A empresa também incluirá 400 novas rotas pelo Brasil para as transferências, 2.500 veículos adicionais, 6 novos hubs, além da adoção do Milk Run, sistema de entregas que é capaz de deixar uma encomenda e retirar outra no mesmo local, economizando tempo e recursos. A Jadlog também incluiu abastecimento direto nas operações last mile em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Gestão de estoques e distribuição

E no mercado B2B, a FSJ Logística, especializada em rotas fixas e cargas fechadas, também aposta em crescimento e acredita que este ano o deve ficar entre 8% e 12% nas operações de transferência para a Black Friday, em relação ao ano passado.

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Rafael Jacobsen, diretor de operações da FSJ Logística

A frota de caminhões e carretas foi ampliada pensando no atendimento, principalmente, dos clientes de e-commerce. Essa renovação aconteceu no primeiro semestre, já pensando no aumento da demanda que, segundo o diretor de operações da empresa, Rafael Jacobsen, começa na data comercial e acaba se consolidando no decorrer dos próximos meses.

Foram adquiridos cerca de 72 veículos, mas, até o momento, 30 carretas desse volume foram inclusas na frota, que atenderão ao período e também às operações posteriores.

Planejamento eficiente

Esses picos de alta demanda, como é o caso da Black Friday, são períodos em que planos de ação precisam ser efetivos com base em todos os cenários possíveis. O número de roubo de cargas é uma preocupação constante do transportador, por isso, a Jadlog, por exemplo, pensou no gerenciamento de risco com incremento de 40% na escolta dos veículos em trânsito.

Além disso, para o CEO da Modern Logistics, “a capacidade de prever a demanda tornou-se um desafio, uma vez que o mercado oscila em resposta a fatores inesperados. Uma falha no planejamento, por exemplo, pode levar à falta de produtos e à prejuízos”.

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