SetraBH promove o dia do Meio Ambiente

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) aproveita o mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) para reforçar seu trabalho na conscientização dos associados sobre a importância de preservar o meio ambiente.

Segundo a entidade, é importante que as empresas assumam a responsabilidade com a redução da poluição ambiental, a melhoria da mobilidade urbana e a construção de alternativas de desenvolvimento sustentável que contribuam para a redução da emissão de poluentes e incentivem o uso de energia limpa.

As 40 empresas operadoras do sistema de transporte coletivo urbano por ônibus de Belo Horizonte empregam mais de 18 mil pessoas. De acordo com o SetraBH, são “empregos verdes”, uma vez que os motoristas e demais operadores do sistema de transporte rodoviário coletivo de passageiros com itinerário fixo municipal e em região metropolitana transportam um ônibus convencional com 70 a 80 passageiros, substituindo 50 automóveis ou 70 motocicletas nas vias públicas.

Essa capacidade aumenta em 50% se o coletivo for articulado, como o adotado pelo sistema BRT (Bus Rapid Transit),  responsável pelo transporte de quase 500 mil usuários diariamente. Para o SetraBH, esta é uma importante alternativa sustentável para os problemas de mobilidade urbana e de poluição nas capitais e nos municípios com mais de 500 mil habitantes.

Tratamento da água – O uso racional da água também está entre as preocupações das empresas. O tratamento e destinação de resíduos resultantes da limpeza e higienização da frota de Belo Horizonte, por onde circulam 3 diariamente, é uma das medidas que têm sido adotadas.

Toda a matéria recolhida nas plataformas de lavagem de veículos – geralmente terra, resíduo de asfalto, óleo e graxa – é encaminhada a empresas especializadas. A água utilizada recebe tratamento antes de ser lançada na rede pública de esgoto, quando não reutilizada. Os lubrificantes, quando inúteis para os veículos, são processados e reutilizados por empresas especializadas, evitando o descarte incorreto e a contaminação do solo e do lençol freático.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!