Quando se fala em DPaschoal, a primeira imagem que vem à mente é a das tradicionais oficinas de manutenção rápida, especializadas em pneus, freios, suspensão e baterias. No entanto, a empresa, que hoje conta com 123 lojas próprias no Brasil e conta com uma atuação muito mais ampla, especialmente no segmento de veículos comerciais.
“Somos um provedor de soluções automotivas 360°, atendendo desde o cliente final até grandes frotistas“, explica Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços da Stellantis para a América do Sul e CEO da DPaschoal.
Além das lojas de reparos rápidos, a DPaschoal opera em três frentes estratégicas, são elas: DPK, uma das maiores distribuidoras de peças do país, com cerca de 300 mil SKUs (Stock Keeping Unit, que em português significa Unidade de Manutenção de Estoque) e 17 filiais, atendendo oficinas e revendedores; a AutoZ, que são as lojas de autopeças instaladas dentro dos bairros, contemplando mais de 20.000 pontos que comercializam peças e acessórios para reparos; além das Soluções Especializadas, que contemplam quatro serviços para diferentes segmentos, incluindo a Maxi Trainning, que já formou mais de 150 mil profissionais desde 2011. Conta ainda com sete fábricas dedicadas à recapagem de pneus para caminhões, 20 unidades de Truck Centers dedicadas a veículos pesados localizadas perto de rodovias, além da marca Autocrédito, uma plataforma financeira própria para facilitar pagamentos e financiamento de serviços.
Para o segmento de frotas, a DPaschoal desenvolveu o RodarFleet, um programa de gestão de manutenção sob medida para pequenas e médias frotas. “O frotista busca redução de custo operacional. Nossa filosofia é ‘medir antes de trocar’, evitando gastos desnecessários e otimizando o TCO (Custo Total de Propriedade)“, afirma Solti. “O programa inclui planos de manutenção preventiva, gestão de pneus (incluindo recapagem), soluções financeiras personalizadas (como consórcios para pneus), atendimento em toda a rede nacional”, complementa.
Eletromobilidade e futuro
Apesar do mercado de caminhões elétricos ainda ser incipiente no Brasil, a DPaschoal já se prepara para a transição. “Estamos capacitando nossas equipes para lidar com veículos híbridos e elétricos, definindo até onde o mecânico pode intervir com segurança“, diz Solti.
Atualmente, todas as 123 lojas são próprias, mas a empresa estuda novos formatos de expansão, que serão revelados oportunamente. “Temos um plano robusto, mas ainda não podemos detalhar“, adianta o executivo.
Para o futuro, a estratégia é ampliar o conceito de one-stop shop (estratégia comercial que disponibiliza múltiplos produtos ou serviços em um só lugar), integrando mais serviços e acessórios para frotistas e caminhoneiros. “Queremos que o cliente resolva tudo em um único lugar, com agilidade e custo otimizado“, finaliza Solti.