A Scania apresentou, na Europa, a transmissão automaizada G38 Opticruise, desenvolvida especificamente para atuar com o motor V8 de 16 litros mais potente da marca, que proporciona 770 cavalos de potência para até a 3.800 Nm de torque. A caixa reduz o consumo de diesel, permitindo maior autonomia do caminhão.
A série G foi introduzida pela primeira vez em 2019. A nova caixa G38 possui as mesmas dimensões e pesos que a G33. “Usamos um aço mais resistente e novas tecnologias de polimento de engrenagens e granalhamento (método que consiste em lançar um abrasivo em uma velocidade muito alta contra a superfície a ser limpa) para aumentar o endurecimento e a durabilidade de certos componentes vitais”, explica Mats Henriksson, engenheiro de desenvolvimento da Scania R&D. “Também adicionamos canais extras de lubrificação para as peças mais cruciais, mas isso é tudo – o design básico da série G é muito resistente por si só”, completa.
As caixas de câmbio da série G também podem ser encomendadas como versões HD (Heavy Duty) e a G38 não é exceção. Como uma G38CH, ela virá com uma roda de engrenagem planetária mais larga para adicionar ainda mais robustez, aumentando a sua capacidade de lidar com alto torque no eixo propulsor também nas aplicações mais severas.
A caixa de câmbio G38 é mais curta do que a caixa de câmbio Scania mais comum para o mesmo tipo de operação no momento, GRSO926. Entre as diferenças, a G38 tem apenas uma limitação de torque embutida: 100 Nm de potência do motor são cortados em um determinado ponto de marcha e rpm, algo que o motorista dificilmente notará. A G38 oferece 14 marchas para frente, incluindo uma super-reduzida e uma marcha direta, e a oportunidade de especificar até 8 marchas para marcha ré.