Relatório do TRC revela aumento nas contratações de mulheres em 2021

As iniciativas para conscientização do tema vêm mostrando resultados, embora o resultado final ainda esteja longe do ideal

Mulheres

O Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC) revelou recentemente que, em 2021, houve 32.094 contratações de mulheres para o setor de transporte em São Paulo. Isso representa um crescimento de 61% em relação a 2020, principalmente nas áreas administrativas e comercial, que hoje contam com 52% e 56% de mulheres, respectivamente. Já no setor operacional, foram registradas 13.741 contratações femininas em comparação com 125 mil masculinas.

Ainda de acordo com esses dados, 40% das empresas que participaram da pesquisa possuem alguma estratégia para o aumento da contratação de mulheres. Além disso, 63% dessas empresas afirmam terem contratado mulheres para cargos de liderança no último ano.

Progresso a passos lentos

Apesar dos números favoráveis, ainda existe uma disparidade entre os gêneros, o que continua sendo uma preocupação para o setor. Gislaine Zorzin, diretora administrativa da Zorzin Logística, destaca que “é crucial manter a constância nessas iniciativas para progredirmos cada vez mais na equidade e na diversidade de gênero no transporte rodoviário de cargas”.

Ela também menciona a necessidade de projetos para impulsionar a diversidade no segmento. Iniciativas como o Movimento Vez&Voz, do Sindicato das Empresas de Transporte de São Paulo (Setcesp), que é um dos pioneiros a abordar essa temática no TRC, desempenham um papel crucial na conscientização dentro das empresas parceiras do movimento.

“Queremos ver a ascensão das mulheres no TRC crescer ainda mais. Por meio do Movimento Vez&Voz, buscamos capacitar esse público e disseminar informações. Utilizamos também os números das pesquisas do IPTC como referência para entender o quanto ainda precisamos progredir. O importante é não parar”.

Leia também: Inclusão de mulheres pode ser a solução para a falta de motoristas

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!