Mercedes-Benz se prepara para atender a demanda de ônibus elétricos

50 serão entregues até dezembro de 2023 e o número deve chegar a 500 até meados de 2025

São Paulo caminha para ser a cidade brasileira mais avançada na eletrificação e a Mercedes-Benz está de olho nesse mercado. Nesta última segunda-feira (14), a empresa revelou que irá entregar um total de 50 ônibus elétricos para o município até o final deste ano. Vinte e cinco deles já foram entregues. Mas, a meta do prefeito Ricardo Nunes é bem maior.

Walter Barbosa, diretor de Vendas & Marketing Ônibus, revelou que a Mercedes-Benz já recebeu uma encomenda de 500 unidades de ônibus elétricos para a capital paulista, com promessa de entrega até meados de 2025.

Chassi do EO500U

Será um total de mais de quinhentos ônibus e0500U, sendo 180 unidades para a empresa Metrópole Paulista, 300 unidades para a Sambaíba e 68 unidades para a MobiBrasil. Não posso revelar exatamente o número da nossa capacidade de produção, mas afirmo que vamos conseguir atender a demanda crescente”, comentou Barbosa.

É preciso infraestrutura para acompanhar o processo

Mesmo em São Paulo, uma das maiores cidades do mundo, o terreno não está 100% pronto para receber tão rapidamente uma frota gigantesca de ônibus elétrico.  Na visão de Walter Barbosa, existem quatro pilares para fazer acontecer a eletrificação: tecnologia, financiamento, políticas públicas e infraestrutura.

“São Paulo tem a tecnologia, o financiamento, via BNDES, por exemplo, também já tem políticas públicas, entretanto ainda falta um pouco da infraestrutura. Principalmente a capacidade de garagem de alta tensão. Mesmo assim é a cidade mais avançada no quesito, depois vem Salvador e Manaus”.

Walter Barbosa

O diretor destacou que a falta de infraestrutura é ainda mais preocupante, diante de um possível cenário de falta de energia, como aconteceu na última semana  em São Paulo. As fortes chuvas que caíram na capital paulista derrubaram centenas de árvores, que provocaram um apagão elétrico que deixou inúmeras regiões sem luz  Na ocasião a Ambiental Transportes, que atua na Zona Leste de São Paulo, precisou encostar seus ônibus elétricos e colocar veículos movidos à diesel no lugar.

“Aí é onde você precisa de planejamento. Um planejamento que hoje em dia não temos, infelizmente”, explica Walter Barbosa.

Exportação à vista

Se o foco no Brasil é o elétrico, a Mercedes-Benz também não perde de vista oportunidades no exterior. Augusto França, gerente de Vendas e Exportação de Ônibus para América Latina, comentou que o Chile será o primeiro país a receber os esforços da demonstração do ônibus elétrico. 

“Também temos acordo para demonstrarmos o nosso ônibus elétrico no México, Argentina e Indonésia. Nossa estratégia é exportar esse modelo para clientes além da América Latina”, disse Sergio Magalhães, diretor geral de Ônibus para a América Latina.

Linha de produção da Mercedes-Benz na fábrica de São Bernardo do Campo

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