Recuperação do mercado anima fabricantes de ônibus

Linha MB chassi de ônibus

As vendas de chassis de ônibus alcançaram a marca de 20.882 unidades em 2019, o melhor resultado desde 2014, evidenciando uma evolução de 38,4% sobre as 15 mil unidades licenciadas no ano retrasado. O resultado foi um alento para os fabricantes de chassis e, também, de carrocerias para ônibus, depois do sufoco registrado em 2016, quando as vendas atingiram o fundo do poço, com pouco mais de 10 mil unidades emplacadas no mercado interno.

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O resultado favoreceu em especial a Mercedes-Benz, que encerrou o ano com 53% de participação no mercado geral, ante 49% do ano anterior. A fabricante liderou com folga os segmentos em separado, de chassis urbano e chassis rodoviário. E o chassi OF 1721 foi o mais vendido no país pelo sétimo ano seguido, com 3.433 unidades emplacadas.

Chassi OF-1721, da Mercedes-Benz: vendas de mais de 3,4 mil unidades em 2019
Chassi OF-1721, da Mercedes-Benz: vendas de mais de 3,4 mil unidades em 2019

Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil explica que o grande diferencial da marca é o foco e a dedicação ao negócio de ônibus. “Somos o centro de desenvolvimento mundial de chassi e toda a nossa tecnologia é voltada à produção de veículos, tanto para o mercado brasileiro como para outros mercados. Além disso, oferecemos uma das mais completas e abrangentes linhas de ônibus urbanos e rodoviários para todas as aplicações, aliado a uma rede de Concessionários, que presta um serviço e um atendimento especializados aos frotistas. A Mercedes-Benz também se dedica profundamente ao relacionamento com empresas de transporte e operadores, o que explica a elevada participação da marca nesse mercado”.

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Chassis para microônibus

Porém, não foi apenas a marca da estrela de três pontas o único destaque no mercado de ônibus. No segmento de chassis para microônibus, a Agrale permaneceu no topo do ranking da modalidade, ao registrar um total de 1.663 unidades no Renavam, o que corresponde a 35,7% de participação nesse mercado. A empresa é a principal fornecedora de chassis de menor porte para a Volare, vinculada à Marcopolo, líder na fabricação de microônibus no país.

A Volare, vendeu 6 unidades do micro-ônibus Volare Fly 9 Executivo para a TIM – Transportes Integrados Matogrossenses, de Varzea Grande.
Ônibus equipado com chassi da Agrale: destaque no mercado de microônibus

Outra montadora que fez bonito no mercado de chassis foi a Volkswagen Caminhões e Ônibus. Tudo por conta do Programa Caminho na Escola, que garantiu a venda de 1.953 chassis para Prefeituras de todo o país, para uso no transporte escolar. Em segundo lugar na categoria ficou a Mercedes-Benz que forneceu outras 1.029 unidades para a mesma finalidade, por meio de licitação pública.

Saiba mais sobre os prêmios conferidos à Volkswagen Caminhões e Ônibus

Ônibus do Programa Caminho da Escola, equipado com chassi Volkswagen: 1953 unidades vendidas para prefeituras de todo o país
Ônibus do Programa Caminho da Escola, equipado com chassi Volkswagen: 1953 unidades vendidas para prefeituras de todo o país

Carrocerias para ônibus

O aumento das vendas de chassis também impulsionou a fabricação de carrocerias para ônibus, que totalizaram 20.953 unidades em 2019. As versões urbanas dominaram o mercado, com 42,4% do total, seguida dos micros (20,8%), rodoviárias (18,4%) e escolar (18,2%).

A Marcopolo repetiu o desempenho histórico, ao se firmar em primeiro lugar no ranking dos fabricantes, com 33,4% de participação no mercado e um total de 6.998 carrocerias produzidas. A marca também liderou o segmento de carrocerias rodoviárias, com 66,5% de market share e 2.577 unidades fabricadas.

A Volare, por sua vez, leva o título de “Marca do Ano em Microônibus”, pela liderança conquistada nesse mercado em 2019. O mesmo se deu com a Caio Induscar, eleita como “Marca do Ano em Carrocerias Urbanas”, que encerrou o período com um total de 4.935 ônibus produzidos na fábrica de Botucatu; crescimento de 33,3% em relação às 4.935 carroceiras contabilizadas no ano retrasado.

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