Campanhas avançam de 33 em 2003 para 75 em 2011
Em 2011 foram realizados no País recalls de 75 produtos, sendo veículos e motocicletas os produtos líderes, com 41 e 14 campanhas, respectivamente. A informação foi divulgada na quinta-feira, 29, pelo Ministério da Justiça. O número é menor que o registrado em 2010 (77 campanhas ao todo no ano passado), mas em oito anos o total de chamamentos mais que dobrou, já que em 2003 houve 33 campanhas para corrigir defeitos de produtos, sem nenhum custo.
Em nota, o Ministério da Justiça ressaltou que o número ainda é bem diferente do registrado em outros países. Segundo o ministério, nos Estados Unidos, por exemplo, foram anunciados cerca de 60 recalls só neste mês.
“Quando há o reconhecimento de eventual risco para o consumidor, a realização da campanha de chamamento elimina o risco e pode evitar acidentes de consumo”, destacou Juliana Pereira, diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), na nota.
O ministério lembra que, neste ano, o consumidor passou a contar com mais um canal de informação e controle de realização de recall. Uma portaria conjunta do Ministério da Justiça e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) determina que as campanhas de recall de veículos não atendidas no prazo de um ano, a contar da data de sua comunicação, constarão no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.
Agência Estado