Um grupo de caminhoneiros se reúne há dias na capital do Canadá, Ottawa, e exige o fim das restrições impostas no país para evitar o contágio da Covid-19. O autointitulado “Comboio da Liberdade”, com centenas de motoristas e apoiadores, começou a se manifestar ainda no fim de janeiro contra a exigência do passaporte vacinal para cruzar o país.
Com siso, a província de Ontário declarou estado de emergência nesta sexta-feira (11). De acordo com o governador Doug Ford em pronunciamento medidas mais firmes devem ser tomadas nos próximos dias.
“Convocarei uma reunião com outras autoridades legais para decretar urgentemente ordens que deixarão claro que é ilegal e punível bloquear e impedir o movimento de mercadorias, pessoas e serviços ao longo de uma infraestrutura importante.”, disse Ford em uma coletiva de imprensa.
Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter
Além disso, Ford também prometeu novas ações legais contra os manifestantes, incluindo multas e possível prisão por descumprimento das ordens do governo.
O governo de Ontário conseguiu por meio judicial impedir o financiamento aos manifestantes do comboio nesta quinta-feira. Uma ordem proíbe qualquer pessoa de usar os milhões de dólares arrecadados por meio da plataforma GiveSendGo. Uma das preocupações das autoridades é que as manifestações avancem e ganhem mais espaço em outros locais do país.