Manaus caminha a bons passos para a redução drástica de emissões de carbono. Para 2023 foram adquiridos 125 ônibus Mercedes-Benz pelas empresas Líder, Vega, Coroado, Via Verde, Integração e São Pedro. São 30 unidades do modelo O 500 M Super Padron e os demais OF 1726 L e OF 1721. O primeiro ônibus elétrico em circulação na cidade tem o chassi O 500 U Low Entry.
“É muito simbólico que a capital do Amazonas, pulmão do mundo, receba seu primeiro ônibus elétrico, demonstrando o compromisso da cidade com a descarbonização do transporte e emissões zero”, afirma César Tadeu Teixeira, proprietário da Auto Ônibus Líder e diretor presidente do Sinetram – Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas. “Temos mais 12 ônibus elétricos previstos para os próximos meses, sendo 10 convencionais e 2 articulados, que serão distribuídos entre empresas do nosso sistema de transporte coletivo urbano, assegurando a qualidade do ar e de vida na mobilidade de Manaus. Estamos assim dando esse importante exemplo para o Brasil e para o mundo”.
Com carroçaria Caio Millennium de 12 metros de comprimento, o ônibus elétrico da Eletra que fez sua estreia em Manaus tem suspensão totalmente pneumática do Mercedes-Benz O 500 U e ar condicionado, assegurando alto padrão de conforto para os usuários. Sua capacidade é de 27 passageiros sentados e 43 em pé, com espaço para uma cadeira de rodas. A autonomia pode chegar a 250 km.
Da atual renovação de frota, 40 ônibus já foram entregues, com o restante previsto até o final deste ano. Em 2022, as empresas ligadas ao Sinetram haviam adquirido 65 ônibus Mercedes-Benz, elevando para 170 unidades da marca o total nestes dois anos, todas comercializadas pelo concessionário Mardisa.