Portos paranaenses monitoram emissões de 2,5 mil caminhões

Objetivo é avaliar a emissão da chamada fumaça preta emitida pelos veículos que passam pelos portos de Paranaguá e Antonina.

No primeiro semestre deste ano, 2,5 mil caminhões que passaram pelos Portos do Paraná foram monitorados para avaliar a emissão da chamada fumaça preta.
Monitoramento de fumaça preta 2 - Foto Claudio Neves-Portos do Paraná

No primeiro semestre deste ano, cerca de 2,5 mil caminhões que passaram pelos Portos do Paraná foram monitorados para avaliar a emissão da chamada fumaça preta. Os resultados divulgados nesta sexta-feira (05) mostram que 99% dos veículos abordados estão regulares. Assim, emitem volumes de partículas inaláveis dentro do nível permitido por lei.

“O objetivo é conhecer, controlar e monitorar a qualidade do ar. Assim, é possível pensar em alternativas para reduzir a poluição atmosférica. Consequentemente, cuidar de questões de saúde pública e meio ambiente”, explica o diretor ambiental da empresa pública Portos do Paraná, João Paulo Santanna.

Todos os meses são monitorados cerca de 400 veículos movidos a diesel em Paranaguá e 30 em Antonina. “Percebemos que os caminhões que chegam para descarregar são relativamente novos e com a manutenção em dia”, destaca o gestor ambiental Marcelo José Müller, um dos responsáveis pelo programa.

 

 

Compartilhe nas redes sociais

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!