As obras do Corredor Estrutural Oeste do sistema BRT (Bus Rapid Transit) de Sorocaba seguem em ritmo acelerado com alguns pontos já concluídos. O terceiro e último trecho do sistema está sob a responsabilidade da empresa BRT Sorocaba, sob o gerenciamento da Urbes – Trânsito e Transportes, empresa pública ligada à Prefeitura de Sorocaba.
Os pontos já finalizados são das avenidas Armando Pannunzio, General Carneiro e Américo Figueiredo. As obras estão sendo executadas por trechos para impactar o fluxo das rodovias o mínimo possível. Além disso, os serviços têm sido realizados em diferentes locais, consecutivamente. A cada etapa realizada, uma nova frente de trabalho é aberta.
No sentido bairro da Armando Pannunzio novos abrigos e totens já foram instalados. Agora, as calçadas estão sendo padronizadas. As equipes também estão concentradas na renovação do mobiliário urbano da mesma avenida, no sentido Centro.
No binário da Américo Figueiredo, assim como na General Carneiro, as calçadas e paradas já estão em fase final. Ainda no binário, está sendo feita a aplicação de pavimento rígido (concreto) nos pontos de parada, local que será de embarque e desembarque dos passageiros.
”Na região do Jardim Ipiranga, os esforços estão concentrados na construção do Terminal, que segue bem avançada. A cobertura já está pronta e o assentamento de guias, a execução de calçadas e a concretagem da plataforma estão em andamento. Para essa semana, está prevista a concretagem da laje da edificação”, afirma a engenheira Jéssica Alves, da concessionária BRT Sorocaba.
O Corredor Estrutural Oeste possui uma extensão de 18,8 quilômetros e compreende as avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio, com ligação pelas ruas Américo Figueiredo e Benedito Ferreira Teles, até o Terminal Ipiranga. O novo corredor concluirá o eixo Leste-Oeste da operação e, assim, completando todos os oito corredores estruturais do sistema BRT em Sorocaba.
“O sistema BRT veio para revolucionar o transporte público em Sorocaba. São em torno de 53 mil passageiros, por dia, atendidos por ônibus modernos e equipados com wi-fi, tomadas USB, ar-condicionado e câmeras. Com a entrada em funcionamento do Corredor Oeste, a partir de janeiro de 2024, serão mais 47 novos ônibus e mais 45 mil sorocabanos atendidos, todos os dias”, frisa o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.
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