MRS Logística anuncia entrada no modal hidroviário

Por Victor Fagarassi

- novembro 3, 2025

mrs

A MRS Logística anuncia a formação da MRS Hidrovias, um novo setor para expandir suas operações para o transporte aquaviário. O projeto representa uma ampliação da atuação da empresa no mercado multimodal. A iniciativa tem um investimento total de R$ 1,5 bilhão, que será realizado nos próximos anos. O foco é aumentar o volume transportado de Carga Geral e oferecer soluções que integrem diferentes modais, ligando o Centro-Oeste à ferrovia em Pederneiras/SP.

O plano inclui a compra e operação de comboios com empurradores e barcaças, além de locomotivas e vagões. Também estão previstos um Terminal Hidro Rodoviário em São Simão/GO e um Terminal Multimodal em Pederneiras/SP. A operação usará a Hidrovia Tietê-Paraná e criará uma rota para o escoamento de grãos e outros produtos de regiões como Goiás e Mato Grosso do Sul para exportação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A operação multimodal combina a ferrovia com a hidrovia. A solução deve diminuir em até 71% as emissões de CO₂ por tonelada em relação ao transporte rodoviário. A capacidade inicial dos terminais será de 2,3 milhões de toneladas por ano, com possibilidade de chegar a 4 milhões.

A estrutura contará com píeres, armazéns, silos, sistemas de carga e descarga, novas linhas férreas e os comboios. O terminal em São Simão passará por ajustes para funcionar com o modal hidroviário. A previsão é que os novos terminais comecem a operar no primeiro trimestre de 2027.

MRS Logística

O corredor entre São Simão e Pederneiras melhorará a conexão do interior do país com o Porto de Santos. O projeto deve gerar cerca de 3.700 empregos na fase de obras e 1.200 na fase de operação. A MRS também vai usar sistemas automatizados para controle e monitoramento.

“Estamos contribuindo para a eficiência da logística nacional. Esta é a primeira fase do projeto, mas já analisamos planos de expansão”, disse Guilherme Segalla de Mello, presidente da MRS. Com atuação em 1.643 km de malha ferroviária, a MRS consolida sua expansão para outros modais de transporte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *