Mini caminhão vira escola de trânsito na Transportes Cavalinho

Projeto “Mini Truck” leva educação de trânsito para crianças de todo o Brasil, por meio de réplica de um caminhão da empresa

Transportes Cavalinho

A Transportes Cavalinho foi premiada na 9ª edição do Prêmio de Sustentabilidade do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP) na categoria Responsabilidade Social. O case vencedor foi o projeto socioeducativo “Mini Truck”, que convida crianças a aprenderem sobre educação no trânsito, sustentabilidade, ética e responsabilidade.

Transportes Cavalinho
O projeto socioeducativo já contou com a participação de cerca de 500 crianças

Segundo Paulo Ossani, CEO da empresa, a iniciativa utiliza uma réplica perfeita de um cavalo mecânico em escala reduzida, que circula com crianças em seu interior simulando situações de trânsito. “A idéia surgiu cerca de dez anos atrás, com o propósito de oferecer para as crianças carentes de uma comunidade próxima da matriz da empresa, a oportunidade de conhecer um brinquedo dessa envergadura para transferir conhecimento ligado à educação no trânsito”.

Para dar suporte ao projeto, a estrutura conta com a ajuda de cerca de 40 colaboradores voluntários, que se revezam em times de dez pessoas para cada encontro. Nas contas da empresa, o investimento no projeto foi de mais de R$ 60 mil. Porém, para a Cavalinho, o mais importante de tudo é o impacto que a ideia produz na sociedade. Apenas em 2023, o Mini Truck foi visto por mais de 2 mil pessoas, com a participação de cerca de 500 crianças.

Ouça no Spotify: Entrevista completa com Paulo Ossani

Montando o mini caminhão

Uma vez que não existia qualquer empresa que fabricasse esse tipo de veículos, Paulo conta que foi preciso desenvolver e construir o mini truck por conta própria, com ajuda de sua Equipe de Manutenção. Primeiro adquiriram um quadriciclo e adaptaram para caber em uma réplica de chassi de caminhão. Depois projetaram a cabine e agregaram peças de veículos como faróis, espelhos etc, até chegar a versão final que foi testada e aprovada.

Transportes Cavalinho
Mini Truck desenvolvido pela equipe de manutenção da Cavalinho

Para tornar o cenário ainda mais realista, a empresa construiu uma pista em um espaço anexo ao seu Centro de Treinamento, com faixas que simulam ruas e cruzamentos. Além de uma sala para receber os visitantes, equipada com cadeiras escolares e toda a infraestrutura de treinamento.

Duas etapas

Gabriele Moraes, analista de Comunicação da Transportes Cavalinho, explica que o projeto Mini Truck foi dividido em duas etapas. “Na primeira, recepcionamos as crianças no espaço reservado para essa finalidade, apresentamos os voluntários que passariam a tarde com eles e seguimos para a parte teórica. Nessa fase, destacamos regras de trânsito e de responsabilidade social e ambiental, como o uso do cinto de segurança e não jogar latinhas de refrigerante pela janela do carro, entre outros conceitos”.

Transportes Cavalinho
Pista com faixas de trânsito e cruzamentos para atividade educativa

Concluída essa etapa, as crianças são convidadas para irem ao pátio, onde terão a oportunidade de dar uma volta, com um motorista profissional, no mini truck. Durante o percurso, o instrutor questiona os alunos sobre o significado de cada placa de trânsito, se devem seguir ou parar no cruzamento, o que indica o semáforo e por aí afora, com o propósito de enfatizar o aprendizado teórico.

A experiência revela a importância do transporte rodoviário de cargas na vida das pessoas. Chamamos a atenção das crianças para o fato de que, desde a hora em acordamos até quando vamos dormir, nós consumimos produtos para nossa sobrevivência que foram transportados por um caminhão”, ressalta Ossani.

Assista no YouTube: Entrevista completa com Paulo Ossani

Iniciativa de sucesso

Transportes Cavalinho
Cartilha de educação no trânsito distribuída para as crianças

Com o sucesso do programa, a Cavalinho decidiu estender para outras filiais e participar de eventos automotivos e empresariais com o mini truck. O projeto, hoje, conta com um calendário anual, que busca atender todas as escolas estaduais no entorno da empresa no país.

Ao final de cada encontro, os participantes recebem uma folha personalizada, chamada de feedback, aonde eles desenham tudo que eles aprenderam naquela tarde com os voluntários do projeto. “Não foram poucas as vezes que as crianças correm abraçar os voluntários e dizem que foi o melhor dia da vida delas”, comenta Gabrielle, ao lembrar que os filhos dos funcionários da empresa também são beneficiários do projeto.

Confira um pouco mais sobre o projeto

Mais detalhes do projeto: Revista Frota&Cia edição 252 – Especial Transporte Sustentável

Leia também: Setcesp revela vencedores do 9ª Prêmio de Sustentabilidade

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!