Setcesp revela vencedores do 9ª Prêmio de Sustentabilidade

Um encontro realizado ontem (26) no Palácio dos Transportes, em São Paulo, marcou a entrega do 9a Prêmio de Sustentabilidade promovido pelo Setcesp, que representa os transportadores rodoviários de cargas de São Paulo e região. A iniciativa tem o objetivo de reconhecer, divulgar e disseminar as boas práticas de sustentabilidade realizadas pelas empresas do TRC.

O evento reuniu mais de 400 convidados representando 38 empresas de transportes que, juntas, apresentaram 69 projetos avaliados por um júri formado por especialistas na área de sustentabilidade. Os trabalhos inscritos concorreram em quatro diferentes modalidades associadas à agenda ESG, incluindo Governança, Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho, Responsabilidade Ambiental e Responsabilidade Social.

Governança

  Na categoria Governança, a grande vencedora foi a PizzattoLog com o case “Pizzatto ESG”, um conjunto de medidas para ajustar a empresa na cultura da sustentabilidade. A PizzattoLog tem matriz em Curitiba (PR) e atua nos segmentos de cosméticos, pet food e embalagem. Erick Tosin, coordenador de Qualidade e ESG da transportadora explica que o projeto de governança corporativa da PizzattoLog surgiu em função das mudanças do cenário atual no mundo corporativo, para atender o objetivo estratégico da empresa de se manter alinhada aos princípios ESG. “O carro-chefe do nosso programa é o ESG Barômetro, que mede os índices de aculturamento ESCG dentro da empresa”.

A segunda empresa homenageada foi a Braspress, especializada no mercado de encomendas e com sede em Guarulhos (SP), que participou e ganhou com o case “CAMB Basil de Barros – Centro de Apoio ao Motorista Braspress”. “O objetivo do CAMB é cuidar da saúde dos motoristas, a segurança das viagens e a segurança viária nas estradas. O serviço permite monitorar o estado físico ou emocional dos condutores e realizar uma bateria completa de exames para garantir que sua saúde esteja em dia”, comenta Sarita Almeida, Gerente Nacional de RH da Braspress.

Responsabilidade Social e Ambiental

Já na categoria Responsabilidade Social concorreram 26 projetos, que elegeu a empresa Transportes Cavalinho, de Vacaria (RS), dedicada ao transporte de graneis líquidos, com foco nos produtos perigosos. A empresa concorreu com o case “Mini Truck”, uma réplica de um caminhão da Cavalinho que simula situações de trânsito. Trata-se de um projeto cultural e educativo que convida as crianças a aprender sobre educação no trânsito, sustentabilidade e responsabilidade. Gabriele Moraes, analista de comunicação, explica a preferência por esse público-alvo. “A criança é o elemento transformador da sociedade. É na infância que se criam memórias e que se desenvolvem as pessoas”, esclarece.

Por fim, na categoria Responsabilidade Ambiental, a grande vencedora foi a Trans Kothe Transportes Rodoviários, sediada em Jundiaí (SP) e que opera no segmento do agronegócio. A empresa concorreu com outras 20 iniciativas e foi eleita com o case “Redução da Emissão de Carbono em Rotas de Grande Distância”. A solução encontrada foi a instalação de placas solares veiculares nos baús dos caminhões e, ainda, nos armazéns. “A tecnologia permite manter as baterias do veículo sempre carregadas, possibilitando seu uso em todos os acessórios e equipamentos e reduzindo a emissão de CO2 nas viagens”, explica Paulo Kothe, diretor de Logística da Kothe Agro.

Todas as iniciativas avaliadas integram as 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, um plano de ação global com vistas a acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!